Saiba mais sobre arboviroses
Acompanhe toda a movimentação da Prefeitura de Aracruz em combate as arboviroses
Confira o boletim diário dos casos no município:
PLANO DE CONTINGÊNCIA
A Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Aracruz torna público o Plano de Contingência das Arboviroses (Dengue, Zika e Chikungunya) período 2024 à 2026. O objetivo principal é organizar as ações do Município de Aracruz no enfrentamento a essas doenças de acordo com os cenários epidemiológicos, tendo como base os Planos de Contingência do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde - SESA/ES.
CLIQUE AQUI e confira o documento na íntegra.
Orientações Sobre as Arboviroses
Arboviroses são doenças causadas por vírus transmitidos, principalmente, por mosquitos. As arboviroses mais comuns em ambientes urbanos são: Dengue, Chikungunya e Zika, transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, os sintomas variam muito, no entanto, algumas arboviroses costumam ter sintomas semelhantes como a dengue, zika e chikungunya com sintomas bem parecidos, como:
Não há tratamento específico para o vírus da arboviroses como, Dengue, Zika e Chicungunya. O tratamento é feito com base no alívio dos sintomas e na reposição de líquidos, repouso relativo, administração de paracetamol ou sipirona em caso de dor ou febre. O período dos sintomas da doença é de 5 a 7 dias.
Como prevenir o contágio
Onde procurar ajuda
Ao apresentar sintomas, o paciente deve procurar a unidade básica de saúde mais próxima da sua residência. As unidades funcionam de segunda a sexta-feira, das 7 às 16h. Para os sintomas moderados e mais graves, o paciente deve procurar as UPAs 24 horas de Vila Rica e de Barra do Riacho e PA de Jacupemba de 7 às 19 h. Aos finais de semana e feriados, os casos mais leves também são atendidos pelas UPAs e PA de Jacupemba.
Onde obter informações sobre as arboviroses?
Para acompanhar as ações da administração municipal, busque os canais de comunicação da Prefeitura de Aracruz. Procure fontes de informações confiáveis, como órgãos públicos, e serviços de saúde.
Denúncias
Para denunciar alguma irregularidade e/ou possíveis criadouros de mosquitos, favor entrar em contato através do telefone (27) 3270-7480 (CCZ),
Ouvidoria (27) 99804-6552 / 08002839263