Logo PMA Prefeitura Municipal de Aracruz

Unidade de Conservação: Área de Relevante Interesse Ecológico Municipal – ARIEM “Aroeiras do Riacho” - SEMAM

Caracterização: A área de Relevante Interesse Ecológico Municipal – ARIEM “Aroeiras do Riacho” possui aproximadamente 151 ha e possui vegetação que varia na sua formação, apresentando vegetação arbórea, arbustivas, e fragmentos menores próximos às áreas de mata fechada. A região, em questão, pertence a uma área de restinga e possui estradas que dão acesso em vários pontos. Sua criação ocorreu em 2018 por meio do Decreto Municipal n° 34.246. O areal detém atributos naturais com capacidade para desenvolver um turismo de contemplação, e turismo de lazer, além do desenvolvimento do Ecoturismo, como atividades de trilhas.

Categoria do Parque: O local esta enquadrado na categoria de Unidade de Conservação de Uso Sustentável, o qual tem por objetivos conservar, proteger e recuperar uma área da restinga, além de promover o manejo, desenvolver pesquisas, atividades turísticas e atividades de Educação Ambiental. Qualquer atividade que fuja a esses princípios é proibida.

Autorização: Para Obter autorização para visitação, pesquisa, recreação e educação Ambiental, os interessados devem entrar em contato com a Gerência de Recursos Naturais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMAM) pelo telefone (27) 3270-7067 ou pelo e-mail semam.grn@aracruz.es.gov.br.

Localização/acesso: A área distancia-se da sede do município de Aracruz em aproximadamente 35 km, e da sede do município de Linhares em 52 km e 100 km da capital do Estado, Vitória, que é a capital mais próxima. As localidades mais próximas são  Vila do Riacho e a Aldeia Indígena de Comboios, localizada no lado oposto do rio Comboios, cerca de 300 metros.

Cidade: Aracruz – ES.