2º Encontro dos Dirigentes Municipais de Educação debate o Plano Nacional de Educação (PNE) e papel dos secretários municipais nas avaliações externas

A Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Educação (Semed), participou nesta quarta-feira (23), no Auditório Cefope, em Vitória, do 2º Encontro dos Dirigentes Municipais de Educação. O evento, promovido pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), debateu o Plano Nacional de Educação (PNE) e o papel dos secretários municipais nas avaliações externas. O evento contou com as presenças do subsecretário de Avaliação e Planejamento, André Melotti, do Regime de Colaboração da Secretaria de Estado da Educação (Sedu), Saulo Anderon e das palestrantes Drª Maria Cristina e Camila Ferreira.
A avaliação externa é um processo que busca diagnosticar e monitorar o desempenho das escolas e do sistema educacional, geralmente conduzido por um agente externo à instituição ou rede de ensino. Este tipo de avaliação serve para identificar pontos fortes e fracos, além de subsidiar a formulação e o monitoramento de políticas públicas e melhorias no processo de ensino-aprendizagem.
Aracruz esteve representada pela secretária da Semed, Jenilza Spinassé, que detalhou alguns dos principais papéis dos secretários municipais nas avaliações externas. "Durante esse segundo encontro fomos instruídos de que temos a responsabilidade de investir na ampliação da competência técnica e pessoal de nossas equipes, assim como ter o cuidado para que haja a unidade curricular, fortalecendo a competência dos diretores escolares”, disse.
Ainda segundo Jenilza, são os secretários municipais que podem assegurar as condições adequadas e suficientes para a efetivação do processo de ensino em cada escola e sala de aula. “O processo de ensino tem como princípio orientador a centralidade na aprendizagem do estudante. Também temos a necessidade de acompanhar o desempenho de toda Rede Municipal de Ensino”, completou.
A programação do 2º Encontro dos Dirigentes Municipais de Educação da Undime contou com uma reunião da diretoria, além de painéis que debateram a avaliação em foco, suas perspectivas, estratégias e resultados, além da educação especial e o ICMS educacional. Aos secretários municipais de educação também foram detalhados os eixos estratégicos, como o aprimoramento da gestão educacional; o monitoramento e melhoria dos indicadores educacionais; a inovação e tecnologia na educação; transparência e participação social, além de marketing e comunicação.
Plano Nacional de Educação (PNE)
O objetivo do PNE é fortalecer a gestão educacional em todos os 78 municípios do estado, implementando ações estratégicas e inovadoras para garantir uma educação básica de qualidade, equitativa e inclusiva. Ele também vem para consolidar uma educação acessível independentemente da localidade ou condição social.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Mobilidade Urbana: aferição anual de taxímetros vai até 29 de outubro
- Aprende Brasil: estudantes da Educação Infantil (Grupo IV) são contemplados com materiais estruturados e sistematizados
- 26ª Expo Aracruz: Agropecuária movimenta negócios milionários e reforça posição estratégica do município no setor
- Estudantes da Rede Municipal de Ensino são homenageados em Sessão Solene
- Processo Seletivo Simplificado Semed 004/2023: Educação divulga a 81ª Chamada
- Prorrogado o prazo da Consulta Pública sobre Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos
- O papel do Plano Diretor Municipal no desenvolvimento da cidade
- Fazenda realiza gratuitamente o preenchimento da Declaração do ITR 2025
- “Era Digital: Inovação e Ensino em 3ª Dimensão” – Emef Álvaro Souza investe em metodologias tecnológicas no processo de ensino-aprendizagem
- Feira de Adoção da 26ª Expo Aracruz muda o destino de sete animais