Prefeitura de Aracruz promove ações para melhorar o serviço da Biblioteca Pública

Publicado em: 24 de fevereiro de 2016
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: SECOM
Prefeitura de Aracruz promove ações para melhorar o serviço da Biblioteca Pública

“Um país se faz com homens e livros”. Sacar essa frase de Monteiro Lobato, um dos mais influentes escritores brasileiros do século XX, revela o grau de importância que uma Biblioteca Pública tem na formação da civilização. Esse corpo vivo de conhecimento, sonho, prazer e garantia de diversão, principalmente para as crianças, vem resistindo ao tempo e que “tão cedo deixará de fazer parte da vida cotidiana das pessoas”, professa a bibliotecária Amélia Maria Jorge Gonçalves, da instituição pública de Aracruz.

A coordenadora da Biblioteca Eugênio Antônio Bitti, Jane Cometti, concorda que o espaço cultural perdeu alguma função com o advento da tecnologia virtual, mas, mesmo, assim, ressalta que a biblioteca ainda tem um valor imenso para a sociedade, que não pode se perder. “É indiscutível que o hábito de ler perdeu lugar na vida atual, com as pessoas cada vez mais conectadas à internet. Contudo, acredito que nada se compara ao prazer do conhecimento através da obra impressa”.

Se depender do secretário de Turismo e Cultura, Helder Tabosa Delfino, a Biblioteca Pública de Aracruz vai ter muito mais fôlego para cumprir sua função de importância para a sociedade e relevância de seu papel social. Ele trabalha com a possibilidade de destinar um espaço mais amplo, arejado e estrategicamente localizado para facilitar o acesso dos usuários a Biblioteca Pública, como também revigorar sua estrutura para que a torne mais atraente para os frequentadores. O secretário quer viabilizar um espaço que preserve a riqueza do acervo de obras impressas e investir na oferta de novas tecnologias da informação, como uma biblioteca virtual.

O secretário incumbiu a Gerência de Cultura da Semtur a alinhavar alguns arranjos envolvendo parceiros públicos e privados para criar projetos e resgatar iniciativas que deram certo, como “contação de histórias”, eventos filantrópicos e ação de outros estímulos a leitura. A costura da secretaria em prol da cultura perpassa pelo apoio a pré-Flick, que acontecerá no Museu de Santa Cruz, em Aracruz, numa parceria com a Academia Aracruzense de Letras. Além disso, o Conselho Consultivo do Museu de Santa Cruz se propõe a organizar um concurso literário e, em março, acontece uma agenda da Gerência de Cultura com a Secretaria de Educação para avaliar a possibilidade de projetos comuns.

Aracruz tem em sua Biblioteca Pública um acervo de obras de literatura em geral em torno de 25.371 exemplares; atrativos disponíveis para leitura, estudo e pesquisa. Ela regularmente é alimentada por títulos doados pelo cidadão comum e iniciativas outras, como a da Biblioteca Pública do Espírito Santo, que destinou recentemente mais uma remessa de 127 livros, e a compra de acervo com recursos próprios da Biblioteca Pública. Hoje, 12 profissionais se dividem nas funções de cuidar de toda estrutura e serviço prestado pela biblioteca, incluindo um trabalho de restauração de livros.

A Biblioteca Municipal de Aracruz está inscrita no cadastro do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP), sendo credenciadas a participar de Editais de Chamada Pública para escolha e obtenção de livros. Seu acervo é composto de livros técnicos, literatura e periódicos, selecionados e catalogados, atraem milhares de pessoas mensalmente a sede da biblioteca, com primazia do movimento frenético de estudantes e usuários da comunidade que chegam a levar para suas casas entre 350 a 550 livros por mês.

“Para pegar livros emprestados todos deverão estar cadastrados. Para se cadastrar é preciso ter em mãos comprovante de residência com endereço completo. Não cobramos taxa”, informa Jane Cometti. Segundo ela, em relação ao empréstimo, o prazo de devolução depende do tipo da obra. “Livros de literatura terão prazo de 15 dias para devolução podendo ser renovado se não tiver reserva para outro usuário. Obras de referência e revistas somente poderão ser retiradas para cópias”, esclarece a coordenadora da Biblioteca Pública.

Serviço:

Biblioteca Eugênio Antônio Bitti atende no térreo do edifício Ravena, no centro de Aracruz.

O atendimento ao público é de segunda a sexta-feira, das 7:00 às 18:00 horas.

 

Texto: Ricardo Hermeto

Compartilhe em suas redes sociais: