Governo Marcelo Coelho, um salto de gestão e qualidade em obras públicas

Publicado em: 03 de março de 2016
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: SECOM
Governo Marcelo Coelho, um salto de gestão e qualidade em obras públicas

“Em se tratando de obras públicas, há um divisor de águas antes e a partir da gestão do Governo Marcelo Coelho”. A afirmação é de ninguém menos do que o secretário de Obras e Infraestrutura, João Cleber Bianchi, a quem foi incumbida a tarefa de “revolucionar” o processo de construções de edificações e de infraestrutura no município. Entusiasmado com o trabalho, o engenheiro toca a missão em ritmo de dever cumprido, através das intervenções civis pelos quatro cantos do território. “Aracruz é um canteiro de obras, de muita qualidade”, sustenta ele.

Não é discurso de campanha ou ação de gabinete, é capacidade de arregaçar as mangas e ir a campo gestionar a mudança que transforma Aracruz. O secretário João Cleber faz desse compromisso uma regra celibatária de acompanhamento frequente das inúmeras obras em execução. Munido de sua inseparável apostila de memória, intitulada “Acompanhe sua obra”, ele vê de perto a execução dos projetos, envolvendo um séquito de profissionais por onde passa: técnicos da Semob, empresários contratados, engenheiros consultores, fiscais e encarregados das empresas contratadas.

Na quinta-feira, 25 de fevereiro, foram visitadas mais uma leva de obras do pacote de realizações de intervenções civis pelo governo Marcelo Coelho, em Praia do Sauê, Coqueiral, Barra do Riacho, Vila do Riacho e na sede de Aracruz. O secretário convocou a gerenciadora da obra, no caso a diretora da Dan Engenharia, Márcia Eliane Dan, para averiguar o desenvolvimento do trabalho junto as empresas executoras dos serviços nas regiões mencionadas: JH Construtora. Gevita, AWM Construções e Serviços, Brunetti Projetos e Incorporações, Ras Engenharias, Monterazzo, MKA Engenharia e Nova Construtora.

“Esse trabalho em campo é imprescindível para avaliar os estágios de evolução das obras tocadas e os ajustes que precisam ser feitos, como intervir em situação que esteja travando a continuidade do serviço”. Além disso, o secretário mantém uma estrutura de retaguarda na Semob com um banco de dados e informações de leitura pormenorizada do dia a dia de cada processo, por obra e contrato de empresa. “A gestão é da Semob. Por isso, temos que ser ágeis e organizados para disponibilizar a memória da secretaria em controle, cálculo, medição, avaliação. Uma ação que dá trabalho, mas traz segurança para todos”.

Em obra, é comum se deparar com detalhes que podem ser resolvidos no cotidiano, e que podem também gerar aditivos, uma adequação de projeto. “Nossa ação é evitar o acumulo de problemas. E a solução vem do conjunto de pessoas que estão envolvidas e participam diretamente do trabalho. O resultado são obras em dia, de qualidade e projetadas com todo cuidado, não só pensando no contexto presente, mas projetando sua função sempre com um passo à frente”.

É oportuno até parodiar um pensamento clássico do folclore interiorano que diz: “é o olho do dono que engorda o boi”. Em Aracruz, é o secretário que se compromete diretamente com a obra do governo. Para ele, todo o processo deve ser cuidadoso para gerar qualidade e também envolvimento da comunidade e de seus representantes públicos. A preocupação do secretário é de sempre convidar para as visitas os vereadores, cuja base recebe uma ou outra obra pública. Na orla, na visita em obras de Praia do Sauê e Aldeias, o convite foi feito ao vereador Romildo Broetto, que mostrou disposição para acompanhar cada passo da maratona do secretário João Cleber.

  

  

por Ricardo Hermeto Coelho

Compartilhe em suas redes sociais: