Artesãos de Aracruz participam de congresso sobre seus direitos e ampliação dos serviços ofertados

Publicado em: 31 de maio de 2017
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: SECOM
Artesãos de Aracruz participam de congresso sobre seus direitos e ampliação dos serviços ofertados

Uma caravana de artesão do município participou na tarde de segunda-feira (29), no Senac em Vitória do 3º Congresso Estadual de Artesãos do Espírito Santo. A ida a Capital contou com o apoio da Secretaria de Turismo e Cultura (Semtu), da Prefeitura de Aracruz. 

O evento, coordenado pela Federação de Artesãos do Espírito Santo (Feartes), teve o apoio da Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades), e selecionou 30 artesãos para participarem do 8º Congresso dos Trabalhadores Artesãos.

Mais de 200 artesãos capixabas participaram do evento, onde os artesãos discutiram a Consulta Pública sobre o Artesanato Brasileiro, aposentadoria e previdência diferenciada para a categoria, necessidade de ampliação dos pontos de venda, entre outros temas.

O presidente da Feartes, Rodrigo Coelho, citou a importância da união da categoria, por meio de associações e da Federação. “O Espírito Santo é uma vitrine pela organização que conquistamos ao longo dos anos, entre os próprios artesãos e nas relações com o Governo e com parlamentares. Além disso, somos referência pela qualidade do nosso trabalho. Esse congresso é mais um movimento pelo fortalecimento e direitos, juntando forças para garantir mais conquistas aos artesãos.”

O secretário da Semtur, Jean Pedrini, destacou a importância do artesanato na preservação da memória e da cultura popular. “Colaborar para a participação de nossos artesãos no Congresso é extremamente significativo para o município e para nossa cultura, uma vez que a categoria sai fortalecida deste evento ao adquirir mais conhecimento sobre os seus direitos”.

Pedrini ressalta ainda que, “Aracruz tem muita gente talentosa, eu acredito na potência da nossa cultura. O atual governo tem um compromisso com o desenvolvimento da cultura em todas as áreas”.

Compartilhe em suas redes sociais: