Central de Videomonitoramento ganha agilidade no atendimento às ocorrências

Publicado em: 02 de junho de 2017
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: Jovem é apreendido por policiais após flagra do sistema de videomonitoramento. Agora os policiais podem acompanhar em tempo real o monitoramento que é feito pelos agentes dentro da central da prefeitura, proporcionando agilidade no atendimento
Central de Videomonitoramento ganha agilidade no atendimento às ocorrências

A Central de Videomonitoramento da prefeitura de Aracruz se modernizou. Agora ela conta com um importante apoio para agilizar o atendimento às ocorrências junto à polícia militar. Nesta quinta-feira (02/06) foi concluído a instalação de uma fibra ótica que sai da central e vai até o 5º BPM. Antes esse sistema funcionava via radio, com uma qualidade inferior. Agora os policiais militares têm acesso direto às imagens captadas pelas 66 câmeras espalhadas por toda a cidade.

Com essa nova estrutura, os policiais podem acompanhar em tempo real o monitoramento que é feito pelos agentes dentro da central. De acordo com o Capitão Osmar, chefe de segurança da prefeitura, isto proporciona uma fácil interação e visualização com Centro Integrado Operacional de Defesa Social (CIODES), favorecendo um melhor atendimento e definindo mais rapidamente qual procedimento a ser adotado.

Um outro fator importante que ajuda nessa rapidez do atendimento foi a instalação de um aparelho telefônico entre as localidades, que funciona como um rádio comunicador. Por meio de um único botão, (ramal), o CIODES é acionado, disponibilizando uma viatura diretamente ao local da ocorrência.

Câmeras flagram manuseio de drogas na praça da paz
Três jovens foram flagrados em posse de drogas pelas câmeras de videomonitoramento na tarde desta quinta-feira dentro da Praça da Paz. Quando os agentes perceberam a suspeita, o sistema de áudio de alerta do videomonitoramento foi acionado, avisando que o lugar está sob vigilância das câmeras.

Neste instante os jovens perceberam que estavam sendo filmados e se dirigiram para atrás de um dos banheiros da praça com a intenção de se esconderem. Porém, eles foram flagrados por outra câmera. Neste instante a polícia foi acionada e compareceu ao local, abordando os suspeitos. Um deles foi encaminhado para a delegacia.

Esta não foi a primeira vez que jovens são visto mexendo com drogas na Praça da Paz. Na manhã do dia 31 março, uma ação do tráfico de drogas foi filmada. Na ocasião foi possível ver nitidamente um jovem repassando uma bucha de maconha para outro.

Antes mesmo da venda, o menor de idade, que foi apreendido em flagrante, retira as buchas de maconha de uma pequena caixa de papelão, muito parecida com as usadas no consumo de salgadinhos. Logo em seguida, um outro aparece, entrega o dinheiro e pega a droga. Depois da venda, a maconha é consumida no mesmo local.

Compartilhe em suas redes sociais: