Artigo acadêmico analisa crise hídrica em Aracruz

Publicado em: 30 de junho de 2017
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: O Sistema de Abastecimento de Água de Aracruz Sede tem hoje como uma das principais fontes de produção o manancial do Rio Piraquê-Açu
Artigo acadêmico analisa crise hídrica em Aracruz

Um artigo acadêmico produzido por alunos do curso de direito da Faculdade Casa do Estudante (FACE) analisou a situação atual dos recursos hídricos de Aracruz. No estudo, os autores, Emely Costa Barcelos e Fabio Machado destacaram algumas medidas adotadas pela Prefeitura de Aracruz para o enfrentamento da Crise Hídrica, além de mapear o consumo e distribuição de água no município.

A pesquisa aponta o projeto de construção de uma barragem próxima ao Bairro Itaputera como uma das medidas que serão adotadas pela PMA.   “O alagamento será de cerca de 70 hectares (700.000 m²). De acordo com o Chefe do Poder Executivo Aracruzense, depois de pronta, mesmo que não chova durante 5 (cinco) meses a barragem terá volume útil para abastecer toda a Sede e algumas localidades distritais, como é o caso do Bairro Irajá – Distrito Santa Cruz.”, relata o artigo.

Confira na íntegra o Artigo “Crise Hídrica. Uma Realidade Atual no Município de Aracruz 

Estudo indica redução no consumo de água
Além de apresentar um panorama sobre o uso da água no Brasil, o artigo faz um balanço do volume de água tratada e distribuída em todo o município de Aracruz. De acordo com o estudo, “nos últimos três anos, houve uma redução do volume produzido (tratado) e distribuído aos lares em virtude do rodízio em algumas comunidades e também devido à sensibilização da população que adotou novos métodos e hábitos no uso econômico da água”.

Em 2013 o volume de água consumido chegou a 7.452.105,72 m³. Comparando este número com o volume referente ao ano de 2016, que chegou a 6.993.791,13 m³, houve redução de mais de 458.316,59 m³ de água.

Compartilhe em suas redes sociais:

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.