Associação de catadores assina contrato para realizar coleta seletiva em Aracruz
A promoção do descarte correto, o reaproveitamento dos resíduos recicláveis e o reconhecimento dos catadores foram os princípios que guiaram a contratação da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Aracruz – “Recicle Aracruz". A Ordem de Serviço foi assinada no inicio deste mês pela Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Transportes e Serviços Urbanos (Setrans).
Na ocasião estiveram presentes o vice-prefeito, Lúcio Zanol, o secretário da Setrans, Luiz Fernando Meier e funcionários da pasta, representantes da SINDMICRO, Hugo e Luciano, diretoria e associados da “Recicle Aracruz”.
A contratação de uma Associação de catadores para a realização da coleta seletiva na cidade é uma iniciativa inovadora. “Um dos principais desafios da gestão de resíduos é a redução dos níveis atuais de desperdício de materiais e de aterramento de resíduos, e a consequente maximização dos resultados de reaproveitamento e de reciclagem. Sendo assim, as ações de caráter público devem buscar um novo modelo de gestão, estruturando e implantando rotas tecnológicas adequadas a este novo cenário exigido, respeitadas as peculiaridades locais”, explicou Meier.
Segundo o documento o principal objetivo é a contratação para o município de serviços de coleta, processamento e comercialização de resíduos sólidos urbanos recicláveis ou reutilizáveis, em áreas com sistema de coleta seletiva de resíduo, efetuado pela associação formada exclusivamente por pessoas de baixa renda reconhecidas pelo poder público como catadores de materiais recicláveis, com o uso de equipamentos compatíveis com as normas técnicas, ambientais e de saúde.
O contrato explica ainda que a retirada de volumes crescentes de resíduos, e seu encaminhamento para os fluxos produtivos, trazem resultados positivos também para o ambiente urbano e impactam positivamente na qualidade de vida da população local, valorizando o espaço público e a convivência harmoniosa.
Para o prefeito Jones Cavaglieri, a contratação da Associação é um salto rumo ao crescimento da coleta seletiva e da reciclagem na cidade e também um avanço da prefeitura na busca pela sustentabilidade e no apoio a esta categoria de trabalhadores, vistos para o município como multiplicadores de ações ambientais.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Nossocrédito fortalece o empreendedorismo e injeta cerca de R$ 1,8 milhão na economia de Aracruz em 2025
- Verão Aracruz: dicas de cuidados com a saúde durante a temporada mais quente do ano
- Saúde divulga o Edital Nº 001/2025 do Processo Seletivo Interno
- Secretaria de Meio Ambiente divulga período de andada do caranguejo-uçá em 2026
- Governo Municipal e Caixa Econômica Federal assinam contrato de estruturação do Projeto de Concessão do Sistema de Serviços de Suporte à Educação Infantil
- ‘Premiação Mais Professores – Valorização’: docentes da Emefti Honório Nunes de Jesus recebem créditos para investir em tecnologias da informação
- Estudantes indígenas, guerreiros e guerreiras atletas se enfrentaram na 4ª edição dos Jogos Tradicionais Indígenas
- Chegada do Papai Noel emociona crianças e adolescentes da Casa de Acolhimento Recriando Vidas
- Sala do Empreendedor supera 11 mil atendimentos e consolida Aracruz como referência no apoio aos pequenos negócios
- Prefeitura de Aracruz anuncia atrações musicais para o Réveillon 2026

