Barragem de Guaraná pronta para armazenar água
A Barragem do distrito de Guaraná já está pronta para armazenar água, segundo a Secretaria de Agricultura (Semag). A represa será o principal reservatório da região, e em períodos de seca abastecerá casas de todos moradores.
Máquinas, caminhões e operários trabalharam por quase três meses e aos poucos a represa foi ganhando forma. Hoje já é possível ter noção da dimensão que ocupa: são mais de 4 hectares e o volume de água armazenado poderá chegar até 120 mil metros cúbicos.
Próximas etapas
De acordo com o Secretário de Agricultura, Renato Pereira Sobrinho, a barragem depende agora de fatores climáticos, já que é preciso chover para que o volume de água comece a aumentar. “Uma temporada de chuva vai ajudar a encher, até porque a nascente que nutre a barragem é bem forte”, explicou.
Depois de cheia, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) entrará em cena para realizar o projeto da estação de captação e adutora.
Barragem é alternativa para enfrentar a crise hídrica
Guaraná é uma das comunidades que mais sofrem com a escassez da água. Em períodos de seca, o abastecimento é feito através de rodízios e a população chega a ficar dias sem água. De acordo com a Semag, a barragem será fundamental para solucionar essa questão que tem deixado a população aflita.
“A obra foi planejada devido à necessidade de abastecimento em Guaraná, já que o rio Araraquara, que abastece a comunidade, não possui nenhuma reserva para a população. A barragem de Guaraná é uma das ações que a Secretaria de Agricultura desenvolve para enfrentar a crise hídrica”, disse Renato Pereira Sobrinho.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Nossocrédito fortalece o empreendedorismo e injeta cerca de R$ 1,8 milhão na economia de Aracruz em 2025
- Verão Aracruz: dicas de cuidados com a saúde durante a temporada mais quente do ano
- Saúde divulga o Edital Nº 001/2025 do Processo Seletivo Interno
- Secretaria de Meio Ambiente divulga período de andada do caranguejo-uçá em 2026
- Governo Municipal e Caixa Econômica Federal assinam contrato de estruturação do Projeto de Concessão do Sistema de Serviços de Suporte à Educação Infantil
- ‘Premiação Mais Professores – Valorização’: docentes da Emefti Honório Nunes de Jesus recebem créditos para investir em tecnologias da informação
- Estudantes indígenas, guerreiros e guerreiras atletas se enfrentaram na 4ª edição dos Jogos Tradicionais Indígenas
- Chegada do Papai Noel emociona crianças e adolescentes da Casa de Acolhimento Recriando Vidas
- Sala do Empreendedor supera 11 mil atendimentos e consolida Aracruz como referência no apoio aos pequenos negócios
- Prefeitura de Aracruz anuncia atrações musicais para o Réveillon 2026