Agricultura: Novo caminhão pipa vai ajudar na manutenção de estradas vicinais

Publicado em: 09 de agosto de 2017
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: O veículo foi entregue na manhã desta quarta-feira, na sede da Secretaria de Agricultura
Agricultura: Novo caminhão pipa vai ajudar na manutenção de estradas vicinais

Estradas mais seguras e acessíveis. O novo caminhão pipa da Secretaria de Agricultura (SEMAG), além de auxiliar na manutenção de trajetos que ligam comunidades do campo aos distritos, será uma forma de atender melhor o produtor rural de Aracruz.

O prefeito Jones Cavaglieri, junto ao secretário de agricultura, Renato Pereira Sobrinho, representantes de associações de produtores rurais e outros membros do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, receberam o veículo na manhã desta quarta-feira (09), na sede da SEMAG.

“Esse novo caminhão pipa vai ajudar o produtor no patrolamento, nos levantamentos de estradas e, principalmente, nos vales onde o chão precisa ser compactado”, explicou Jones.

Já o secretário de agricultura acrescenta: “O caminhão vai beneficiar o transporte público, o transporte escolar e todos os demais usuários que utilizam as estradas vicinais. A intenção é dar uma atenção melhor às comunidades que utilizam esses caminhos com mais frequência”, disse Renato Pereira Sobrinho.

Fundo Municipal de Apoio e Participação do Agricultor
O novo caminhão pipa é uma aquisição feita por meio do Fundo Muncipal de Apoio e Participação do Agricultor  (FAPA). Todo custo do veículo (R$ 181.600) foi pago com a verba arrecadada. O programa, criado pelo atual prefeito de Aracruz, Jones Cavaglieri, arrecada parte do dinheiro utilizado no atendimento da Semag aos produtores. No final, o montante é revertido em benefício.

“Quando atuei como secretário de agricultura em 2007, criei o Programa de Apoio à Agricultura (Proagri) e o Fundo Muncipal de Apoio e Participação do Agricultor. A partir dessa época, o produtor passou a depositar 50% do óleo consumido durante o período que a máquina estivesse com ele e a outra parte do recurso é depositada pela prefeitura. Esse fundo é revertido ao produtor de diversas formas, como na compra de materiais, construção e manutenção de mata burro, pontes e palestras”, explicou Jones.

Compartilhe em suas redes sociais: