Secretaria de Educação promove a 1ª Formação de Professores da Educação Infantil

Publicado em: 10 de agosto de 2017
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: Esses encontros com os professores de Suporte Pedagógico oportunizam a formação continuada desses profissionais, por meio de diálogos entre o Setor de Educação Infantil/Semed e os profissionais envolvidos
Secretaria de Educação promove a 1ª Formação de Professores da Educação Infantil

Aconteceu nesta quarta-feira (09/08), no auditório do Polo UAB, a 1ª Formação de Professores Referência de Grupo V – turmas que atendem crianças de 5 anos da Educação Infantil. O tema do encontro foi “Diálogos sobre a Leitura e a Escrita na Educação Infantil”, com o objetivo de aprofundar os estudos e discussões sobre as experiências de leitura e escrita, além de refletir sobre as vivências e práticas com crianças de 4 e 5 anos.

Esses encontros com os Professores e Professores de Suporte Pedagógico oportunizam a formação continuada desses profissionais, por meio de diálogos entre o Setor de Educação Infantil/Semed e os profissionais envolvidos. Essa relação estreita as experiências e subsidia as demandas do currículo que balizam as práticas pedagógicas na Educação Infantil, tanto no Campo de Experiências da Oralidade e Escrita, bem como, em outros Campos de Experiências que se concretizam na vida cotidiana das crianças.

A SEMED entende que o professor tem grande responsabilidade na apropriação das aprendizagens pelas crianças. Suas atitudes, mediações e interações junto a elas devem evidenciar sua confiança de que todas têm condições de aprender. Faz-se necessário que, partindo de sua vontade em estudar, pesquisar e se debruçar sobre seu planejamento, o professor propicie, nos espaços e tempos da escola, experiências e vivências que garantam a integração e continuidade dos processos de aprendizagens e desenvolvimento das crianças no decorrer da Educação Básica.

Trata-se de uma tarefa difícil, não só considerando os aspectos externos que implica a educação no Brasil, mas as deficiências na formação inicial. Para que as dificuldades possam ser superadas, essas formações continuadas em serviço, bem como o trabalho individual de leitura crítica das OCEI’s (Orientações Curriculares para a Educação Infantil Municipal), e outros documentos, tudo isso valida o trabalho voltado para a Educação Infantil e suas temáticas.

Compartilhe em suas redes sociais: