Área em recuperação do Aricanga recebe manutenção

Publicado em: 17 de agosto de 2017
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: O serviço, com duração de um mês, envolve roçada e coroamento em volta das árvores
Área em recuperação do Aricanga recebe manutenção

Profissionais de limpeza estão trabalhando diariamente na manutenção da área em recuperação, na parte baixa do Parque Natural Municipal do Aricanga. O serviço, com duração de um mês, envolve roçada e coroamento em volta das árvores plantadas durante o processo de recuperação.

O espaço que está recebendo a manutenção faz parte do Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD), executado a partir de uma Condicionante Ambiental da Petrobras.

Manutenção para regenerar


De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente (Semam), a manutenção dessa área, além de melhorar a estética do local, é fundamental para potencializar o processo de regeneração florestal.

“A não manutenção dessa parte do Parque pode contribuir para o surgimento de ervas daninhas, capins, e outras espécies que não potencializam o processo de recuperação da vegetação”, explica a bióloga da Semam, Luciane Ayres.

Pensando no futuro
Com o tempo, a área em recuperação vai deixando a entrada do Parque Natural Municipal do Aricanga mais bonita. Mas, além de trazer beleza, o reflorestamento também favorece a restauração de outras áreas degradadas no entorno do Parque. A Gerência de Recursos Naturais da Semam acredita que essa é uma forma de pensar no futuro do município.

“Essa área recuperada possui a importância de disseminar sementes e atrair dispersores, como aves, morcegos e mamíferos. Posteriormente ela vai favorecer a chegada de outras plantas, além de servir de suporte para recuperação natural das áreas vizinhas”, comenta a bióloga.

Compartilhe em suas redes sociais: