Especialista em séries iniciais e administração escolar palestra na 6ª formação do “Programa Saúde na Escola” (PSE)

Publicado em: 24 de agosto de 2017
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: A pedagoga Glaucineide Crivilin cita uma mensagem de Madre Teresa de Calcutá: "Nunca se preocupe com números, ajude uma pessoa de cada vez, e comece pela mais próxima, você".
Especialista em séries iniciais e administração escolar palestra na 6ª formação do “Programa Saúde na Escola” (PSE)

Dando continuidade às ações do PSE 2017, aconteceu na tarde desta quarta-feira (23/08), no auditório do IFES, a 6ª e penúltima formação aos profissionais da saúde, educação e assistência social da prefeitura de Aracruz.

Durante a formação os presentes tiveram uma palestra intitulada “Ser Generoso”, com a pedagoga Glaucineide Crivilin, especialista em séries iniciais, administração escolar e com experiência em sala de aula na rede pública e particular de ensino.

Sua palestra foi voltada para a busca e prática da generosidade, tanto dentro das escolas, como dentro da sociedade, valorizando a pessoa em si. “Quem recebe a generosidade, se sente muito bem, alimenta dentro da pessoa algo que está parado. Ser generoso é uma virtude que cada uma pode ter, basta saber desenvolvê-la”, lembra.

Glaucineide Crivilin afirmou ainda que a generosidade vem do berço, vem da família, um bem que cresce em cada pessoa, e que deve ser levado e exercitada dentro da sala de aula, o que é, inclusive, embasamento do PSE, envolver os profissionais, para que posteriormente, todos possam funcionar como multiplicadores nas escolas, e desta forma, instruir os alunos em diferentes assuntos buscando a promoção da saúde.

Dinâmica

Como forma de ilustrar os conceitos da generosidade, a profissional da educação fez uma dinâmica. Ela pediu a presença de quatro servidores na frente da sala. Cada um segurou uma vela. A primeira que foi acesa, foi usada para acender a segunda, que acendeu a terceira, que finalmente acendeu a quarta.

Ela quis mostrar que quem compartilha seu bem, seu “brilho” não diminui, e quem é beneficiado se sente na necessidade de compartilhar, cabendo a cada um saber dividir, e não sentir medo de perder algo, ou doar com intuito de ganhar algo posteriormente.

Para finalizar sua palestra todos assistiram um vídeo motivacional mostrando que a felicidade recebida não pode ser comprada por ninguém. “Nunca se preocupe com números, ajude uma pessoa de cada vez, e comece pela mais próxima, você”, mensagem de Madre Teresa de Calcutá.

Compartilhe em suas redes sociais: