SEMAM e comunidade dialogam sobre Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Rio Piraquê
Na tarde da última quarta-feira (23), representantes da comunidade de Santa Cruz foram recebidos pela Gerência de Recursos Naturais da Secretaria de Meio Ambiente (SEMAM), para apresentação dos primeiros passos da criação do Conselho Deliberativo da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Municipal Piraquê-Açu e Piraquê-Mirim.
Na ocasião, a equipe técnica esclareceu passos importantes para a formação do conselho, além de terem colhido sugestões e tirado dúvidas. Para a SEMAM, o conselho é uma forma de envolver a sociedade na gestão da Reserva de Desenvolvimento Sustentável e na conservação da biodiversidade.
“O conselho vai apoiar a SEMAM na gestão e como a comunidade utiliza esse território, ela também precisa estar envolvida na administração da reserva de uso sustentável”, explica o biólogo da Prefeitura de Aracruz, Fabrício Rosa.
Maior manguezal do Estado
Fundada em 1993, a Reserva de Desenvolvimento Sustentável Municipal Piraquê-Açu e Piraquê-Mirim representa a maior área de manguezais do Espírito Santo. Os 15,80 Km² de manguezais da bacia do rio Piraquê, além da dimensão, se destaca por ser um ecossistema de grande biodiversidade.
Trata-se de uma área natural, com aproximadamente 2.080 hectares, utilizada por povos indígenas e comunidades tradicionais como pescadores artesanais, marisqueiros e catadores de caranguejos que residem em seu entorno.
Além disso, a reserva possui o objetivo de proteger, em seu estado natural, o manguezal e todos seus ambientes associados, além de preservar toda a natureza, fauna, flora e os criadouros de inúmeras espécies, que procuram o meio para descanso, desova e alimentação. Ela contribui para o uso sustentável da unidade, preservando o meio ambiente sem comprometer os recursos naturais das gerações futuras.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- 26ª Expo Aracruz: Informativo 005 do edital 017/2025. Convocação de suplentes
- 26ª Expo Aracruz: Informativo 006 do edital 017/2025 Seleção para credenciamento de interessados em atividade de comércio
- Mutirão de limpeza no manguezal recolhe quase 150 quilos de resíduos
- Prefeitura realiza audiência pública sobre Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos
- Expo Aracruz: Prefeitura publica RESULTADO PROVISÓRIO do Edital n.º 020/2025
- Desenvolvimento Social publica a 37ª chamada do Edital nº 001/2023
- Segurança: Central Videomonitoramento da Prefeitura auxilia no combate ao crime
- Primeira turma do curso de Marinheiro Auxiliar de Convés e de Máquinas será certificada no dia 30
- Prefeitura vai realizar Consulta Pública do Diagnóstico - Plano de Gestão Integrada
- Processo Seletivo Simplificado Semed n.º 005/2023: Educação divulga a 73ª Chamada