Disque 100: casos de violação de direitos humanos podem ser denunciados de forma sigilosa
Denúncias e reclamações que envolvem violação de direitos humanos podem ser feitas através do Disque 100, de forma sigilosa. O serviço funciona 24 horas por dia, incluindo sábados, domingos e feriados. As ligações podem ser feitas por meio de discagem direta e gratuita, de qualquer telefone fixo ou móvel.
Em Aracruz, as denúncias são concentradas na Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (SEMDS), que as encaminham para os setores responsáveis. No Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), por exemplo, já foram registradas treze queixas no ano de 2017. Deste número, dez casos envolvem violência contra idosos, e outros três correspondem à violação de direitos a pessoas com deficiência.
“O intuito é a superação da violação”, resume a equipe do CREAS. O grupo, formado principalmente por psicólogas e assistentes sociais, passam a acompanhar a vítima, realizando visitas psicosociais, com o objetivo de observar de perto os detalhes da denúncia.
Se constatada a violência, a pessoa que está sendo vítima é inserida no banco de dados do Disque Direitos Humanos, para que sejam feitos os encaminhamentos necessários. Durante o acompanhamento também é formulado um relatório com todo histórico da denúncia.
Quando denunciar
O Disque 100 é um serviço de utilidade pública destinado a receber demandas relativas a violações de Direitos Humanos, em especial as que atingem populações com vulnerabilidade acrescida, como: Crianças e Adolescentes, Pessoas Idosas, Pessoas com Deficiência, LGBT, Pessoas em Situação de Rua e Outros, como quilombolas, ciganos, índios, pessoas em privação de liberdade.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Nossocrédito fortalece o empreendedorismo e injeta cerca de R$ 1,8 milhão na economia de Aracruz em 2025
- Verão Aracruz: dicas de cuidados com a saúde durante a temporada mais quente do ano
- Saúde divulga o Edital Nº 001/2025 do Processo Seletivo Interno
- Secretaria de Meio Ambiente divulga período de andada do caranguejo-uçá em 2026
- Governo Municipal e Caixa Econômica Federal assinam contrato de estruturação do Projeto de Concessão do Sistema de Serviços de Suporte à Educação Infantil
- ‘Premiação Mais Professores – Valorização’: docentes da Emefti Honório Nunes de Jesus recebem créditos para investir em tecnologias da informação
- Estudantes indígenas, guerreiros e guerreiras atletas se enfrentaram na 4ª edição dos Jogos Tradicionais Indígenas
- Chegada do Papai Noel emociona crianças e adolescentes da Casa de Acolhimento Recriando Vidas
- Sala do Empreendedor supera 11 mil atendimentos e consolida Aracruz como referência no apoio aos pequenos negócios
- Prefeitura de Aracruz anuncia atrações musicais para o Réveillon 2026