Alunos visitam reserva do Piraquê-Açu na última aula do “Escola no Manguezal”
Alunos do 5º ano da CMEB "Professora Maria Luiza Devéns" (popularmente conhecida como CAIC) visitaram um dos maiores estuários da América Latina, na manhã desta terça-feira, 3 de outubro. Após uma aula dentro do manguezal de Santa Cruz, as crianças embarcaram numa viagem pelas águas do rio piraquê-mirim, abordo da escuna Princesinha do Mar.
Fechando o ciclo de aulas do projeto Escola no Manguezal, realizado pela Secretaria de Meio Ambiente de Aracruz (SEMAM), cerca de 20 alunos aprenderam sobre ecologia, práticas conscientes de uso do mangue, além de terem visto de perto espécies nativas, como golfinhos, crustáceos, peixes e aves.
Vinícius Ferreira, de 13 anos, aluno do CAIC, se empolgou ao ver o caranguejo sendo tirado da lama, e contou o que aprendeu: “A gente não pode pegar o caranguejo quando estão acasalando e também não podemos usar a redinha para pegar”.
Ao todo 213 crianças, estudantes do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Educação, participaram da temporada 2017 do projeto Escola no Manguezal. Os alunos vieram das EMEF’s Luíza Silvina, Maria Luíza Devens e Honório Nunes de Jesus.
Ecologia e cidadania
O projeto Escola no Manguezal possui o objetivo de desenvolver a consciência ecológica e cidadã dos alunos de escolas Públicas Municipais de Aracruz. Além disso, é uma forma de valorizar a cultura da comunidade local e ensinar sobre a importância do uso racional das riquezas naturais do manguezal, despertando nas crianças uma percepção de responsabilidade e compromisso com o meio em que vivem e promover novas atitudes de pensar e agir.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Saúde divulga o Edital Nº 001/2025 do Processo Seletivo Interno
- Secretaria de Meio Ambiente divulga período de andada do caranguejo-uçá em 2026
- Governo Municipal e Caixa Econômica Federal assinam contrato de estruturação do Projeto de Concessão do Sistema de Serviços de Suporte à Educação Infantil
- ‘Premiação Mais Professores – Valorização’: docentes da Emefti Honório Nunes de Jesus recebem créditos para investir em tecnologias da informação
- Estudantes indígenas, guerreiros e guerreiras atletas se enfrentaram na 4ª edição dos Jogos Tradicionais Indígenas
- Chegada do Papai Noel emociona crianças e adolescentes da Casa de Acolhimento Recriando Vidas
- Sala do Empreendedor supera 11 mil atendimentos e consolida Aracruz como referência no apoio aos pequenos negócios
- Prefeitura de Aracruz anuncia atrações musicais para o Réveillon 2026
- Aracruz abre Consulta Pública para criação do Corredor de Biodiversidade
- Aracruz celebra formatura de Agentes de Saúde e Agentes de Combate às Endemias