Dicas para aproveitar o feriadão no litoral aracruzense

Publicado em: 31 de outubro de 2017
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: O manguezal de pedras da Praia de Gramuté
Dicas para aproveitar o feriadão no litoral aracruzense

Praias de águas calmas, diversidade em espécies nativas e paisagens encantadoras. O litoral aracruzense está rodeado de belezas naturais e que podem ser aproveitadas entre amigos ou em família. Confira as dicas da Secretaria de Turismo e Cultura de Aracruz (SEMTUR) para curtir no feriado:

Passeio de escuna
Que tal navegar pelo maior estuário do Espírito Santo? A escuna Princesinha do Mar te leva numa viagem pelo rio Piraquê-Açu, com direito a mergulho em meio ao verde do manguezal e da mata atlântica, além de revelar paisagens belíssimas e toda a biodiversidade do encontro do rio com o mar.

O passeio parte do cais do Pontal do Piraquê-Açu, e navega margeando por seu lindo manguezal totalmente preservado. Uma boa oportunidade para admirar a exuberante flora aracruzense, cercada por pássaros, peixes, crustáceos e mamíferos. No final do percurso a embarcação atraca em uma base flutuante, onde por uma hora é possível nadar pelas águas amenas do rio.

Cultura Guarani


Ainda às margens do Piraquê-Açu, outra opção de passeio é na Aldeia Temática Guarani. Para quem busca um contato mais próximo com a natureza, o lugar é ideal, já que, além de estar cercado por árvores exuberantes, é possível conhecer melhor um pouco da cultura tradicional das terras aracruzense.

Durante o passeio é possível admirar os costumes do povo Guarani, caminhar entre as cabanas de palha, contemplar a natureza em meio às trilhas e também aproveitar o por do sol visto de um ângulo diferente.

O acesso a Aldeia Temática é na Rodovia ES-010, pouco antes da ponte do rio Piraquê-Açu.

Sossego
A Praia de Gramuté, ou Praia da Biologia, localizada entre Santa Cruz e Itaparica, é opção para quem busca silêncio e tranquilidade. As árvores do manguezal e as formações rochosas fazem da praia um lugar único, bom para passar o dia com a família. O lugar também é ideal para contemplar a natureza, e observar diversas espécies de pássaros e crustáceos que vivem por ali.

Compartilhe em suas redes sociais: