Vida no Mangue: tiradores de caranguejo aprendem a planejar negócios
Na manhã desta sexta-feira, 10 de novembro, cerca de cinquenta tiradores de caranguejo das comunidades do entorno do Piraquê-Açu participaram da capacitação do Projeto Vida no Mangue que, este ano, levou conhecimentos sobre planejamento e negócios a trabalhadores e trabalhadoras do manguezal.
A palestra apresentou estratégias para organizar ideias e caminho para executá-las. “Falamos do caminho a ser seguido para que a pessoa possa estrategicamente planejar e focar para que o negócio tenha vantagem financeira com isso”, explicou o coordenador regional do Sebrae, Anderson Baptista.
Incentivo à economia
de acordo com o prefeito Jones Cavaglieiri, além de orientar trabalhadores tradicionais das regiões ribeirinhas sobre otimização de negócios, a capacitação é uma forma de incentivar a economia local.
O prefeito também fez questão de conversar com os tiradores de caranguejo e frisou a importância da participação de todos na palestra: “Você pode catar o caranguejo e vendê-lo, mas também pode tirá-lo do manguezal, e trabalhar de forma criativa e, assim, lucrar mais”, comentou.
Vida no Mangue
A capacitação faz parte do projeto Vida no Mangue 2017, da Secretaria de Meio Ambiente (SEMAM), que auxilia trabalhadores e trabalhadoras do manguezal durante períodos de reprodução e acasalamento do caranguejo Uçá.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Saúde divulga o Edital Nº 001/2025 do Processo Seletivo Interno
- Secretaria de Meio Ambiente divulga período de andada do caranguejo-uçá em 2026
- Governo Municipal e Caixa Econômica Federal assinam contrato de estruturação do Projeto de Concessão do Sistema de Serviços de Suporte à Educação Infantil
- ‘Premiação Mais Professores – Valorização’: docentes da Emefti Honório Nunes de Jesus recebem créditos para investir em tecnologias da informação
- Estudantes indígenas, guerreiros e guerreiras atletas se enfrentaram na 4ª edição dos Jogos Tradicionais Indígenas
- Chegada do Papai Noel emociona crianças e adolescentes da Casa de Acolhimento Recriando Vidas
- Sala do Empreendedor supera 11 mil atendimentos e consolida Aracruz como referência no apoio aos pequenos negócios
- Prefeitura de Aracruz anuncia atrações musicais para o Réveillon 2026
- Aracruz abre Consulta Pública para criação do Corredor de Biodiversidade
- Aracruz celebra formatura de Agentes de Saúde e Agentes de Combate às Endemias