Secretaria de Meio Ambiente estuda criação de nova unidade de conservação em Aracruz
Uma extensa área verde que abriga inúmeras espécies de animais e plantas brasileiras e que revela paisagens únicas do litoral aracruzense. Localizada na região de Vila do Riacho, a área, conhecida como Areal, está sendo estudada pela Secretaria de Meio Ambiente (SEMAM) para compor a lista de Unidades de Conservação do município - uma forma de proteger uma das vegetações mais encantadoras da Mata Atlântica: a restinga.
A proposta é criar a UC em uma área pública bem preservada e coberta pela restinga. O mapeamento prévio, no entanto, é considerado importante pela equipe da SEMAM para que as ações de manejo comecem a ser executadas. “com este estudo vamos poder subsidiar informações sobre essa região, além de apontar a viabilidade e categoria da Unidade de Conservação”, explica o biólogo da Prefeitura de Aracruz, Fabrício Rosa.
Pesquisas e observação
Esta semana biólogos e engenheiros da SEMAM realizaram a primeira visita técnica no Areal para reconhecimento da área e, assim, traçarem as metodologias que serão utilizadas na elaboração do estudo.
O grupo percorreu a região observando aspectos naturais e coletando informações sobre o solo e vegetação. “A restinga é um ecossistema bastante relevante e que sofre muitas ameaças. Nesta área, em particular, a extração de areia foi uma prática que impactou o ambiente e, tornando-a uma Unidade de Conservação, poderemos proteger a vegetação nativa e a paisagem natural”, relatou o biólogo.
Entenda o que é uma Unidade de Conservação
Unidade de Conservação (UC) é a denominação dada pelo Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC) (Lei nº 9.985, de 18 de julho de 2000) às áreas naturais passíveis de proteção por suas características especiais. São "espaços territoriais e seus recursos ambientais, incluindo as águas jurisdicionais, com características naturais relevantes, legalmente instituídos pelo Poder Público, com objetivos de conservação e limites definidos, sob regime especial de administração, ao qual se aplicam garantias adequadas de proteção da lei" (art. 1º, I).
As UC’s possuem o objetivo de preservar e conservar os remanescentes dos ecossistemas naturais, possibilitarem a manutenção da biodiversidade, valorizar a paisagem da região e assegurar condições de bem estar público. Por se tratar de uma área protegida, o local também poderá ser aberto a pesquisas, recreação e turismo controlado.
Conheça as Unidades de Conservação que atualmente são gerenciadas pela Secretaria de Meio Ambiente:
Parque Natural Municipal do Aricanga
Parque Natural Municipal David Victor Farina
Reserva de Desenvolvimento Sustentável Municipal Piraquê-Açu e Piraquê-Mirim
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Saúde divulga o Edital Nº 001/2025 do Processo Seletivo Interno
- Secretaria de Meio Ambiente divulga período de andada do caranguejo-uçá em 2026
- Governo Municipal e Caixa Econômica Federal assinam contrato de estruturação do Projeto de Concessão do Sistema de Serviços de Suporte à Educação Infantil
- ‘Premiação Mais Professores – Valorização’: docentes da Emefti Honório Nunes de Jesus recebem créditos para investir em tecnologias da informação
- Estudantes indígenas, guerreiros e guerreiras atletas se enfrentaram na 4ª edição dos Jogos Tradicionais Indígenas
- Chegada do Papai Noel emociona crianças e adolescentes da Casa de Acolhimento Recriando Vidas
- Sala do Empreendedor supera 11 mil atendimentos e consolida Aracruz como referência no apoio aos pequenos negócios
- Prefeitura de Aracruz anuncia atrações musicais para o Réveillon 2026
- Aracruz abre Consulta Pública para criação do Corredor de Biodiversidade
- Aracruz celebra formatura de Agentes de Saúde e Agentes de Combate às Endemias