Mutirão em Barra do Riacho vai incentivar a coleta seletiva

Publicado em: 20 de novembro de 2017
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: SECOM
Mutirão em Barra do Riacho vai incentivar a coleta seletiva

A partir das 8h deste sábado, 25 de novembro, em frente a EMEF Zenília Varzem Ribeiro em Barra do Riacho, a Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Transportes e Serviços Urbanos (Setrans), promoverá um mutirão de conscientização ambiental do projeto “Aracruz Sustentável”, em parceria com o programa de educação ambiental da Fibria e Portocel. A meta é convocar todos os moradores que residem na comunidade ao estímulo e compromisso para o processo de coleta seletiva e revitalização de pontos viciados de lixo.

Serão percorridas as ruas do bairro visitando residências e comércios despertando o compromisso de cidadania e a consciência socioambiental. “Além de gerar emprego e elevar a renda mensal para muitas famílias que trabalham nas associações de catadores, a coleta seletiva é responsável por aumentar a vida útil do aterro sanitário, fator fundamental para a melhoria de qualidade de vida do nosso município”, explicou a equipe da Setrans.

Como colaborar com a coleta seletiva
A população de Aracruz pode colaborar com a coleta seletiva de forma simples. Para fazer a separação em casa, basta ter duas lixeiras (ou sacos), uma para resíduos recicláveis e a segunda para orgânicos e rejeitos. São classificados como recicláveis: garrafas PET, embalagens de produtos de limpeza, potes de shampoo, tubos de pasta de dente, sacolas e embalagens plásticas em geral, isopor, latas e objetos de metal, jornais, papéis, papelões limpos, caixas de leite e de sucos, entre outros.

Na lixeira para resíduos orgânicos e rejeitos devem ser colocados restos de comida, cascas de frutas, legumes e ovos, filtro de café e saquinhos de chá, papéis sujos e engordurados, lixo de banheiro, papel higiênico e fraldas.

Para evitar esses acidentes, a Setrans recomenda que o morador embale os recipientes de vidro (inteiros ou quebrados), cacos e outros materiais cortantes em folhas de jornal, caixas, garrafas pet ou outro material resistente. Garrafas PET podem ser utilizadas como recipientes para alfinetes, agulhas pregos, espetinhos de churrasco e outros materiais pontiagudos.

Compartilhe em suas redes sociais: