Em Aracruz assiduidade de médicos é registrada por ponto biométrico

Um levantamento feito pelo Tribunal de Contas do Estado (TCES) no ano de 2016 no quesito “saúde” do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM), mostrou que em muitos municípios do Estado os médicos não cumpriam integralmente suas jornadas de trabalho. Para corrigir este fato, a Prefeitura de Aracruz no início deste ano implantou o ponto biométrico e o trabalho dos médicos passou a ser monitorado pela Secretaria de Saúde do Município. O sistema, digital, foi implantado para garantir que eles cumpram a carga horária contatada. Os horários de entrada e de saída são registrados pelo equipamento e repassados ao sistema.
A prefeitura conta com médicos efetivos que fazem 20h semanais e que são responsáveis pelo apoio às Unidades Básicas de Saúde, como pediatras, ginecologistas e clínico geral. Nas Estratégias de Saúde da Família são clínicos gerais seletistas, com carga horária de 40h semanais. No Programa Mais Médicos, que também atuam nas Unidades Básicas de Saúde, os médicos contratados cumprem 40h semanais.
Segundo a Secretaria de Saúde, Juliana Baiocco, a biometria serve para que todos os profissionais cumpram corretamente o horário de trabalho. “O aparelho conta com uma característica física que é exclusiva de cada pessoa, sendo então classificado como um método extremamente confiável”, explica Baiocco que ressalta ainda que está trabalhando realizando o controle rigoroso da efetividade dos servidores, porque entende que a população não pode ficar desassistida de um serviço essencial e tão importante que é a saúde.
O ponto biométrico é acompanhado pelos coordenadores de cada Unidade que encaminham para o Recursos Humanos da Saúde que realiza a análise do ponto e encaminha para que os gerentes de cada área aprovem para pagamento.
O prefeito, Jones Cavaglieri explica que esta é uma medida corretiva, visto que vem errada há muitos anos pelos gestores que não cobravam dos funcionários o correto cumprimento da carga horária. “O controle de frequência digital é uma ferramenta de gestão importante, com ampla capacidade gerencial, que auxilia o gestor a tomar decisões relacionadas a escalas de horário e de produtividade dos servidores”.
Compartilhe em suas redes sociais:
Últimas notícias
- Sinalização: Placas de identificação estão sendo instaladas nas ruas
- Meio Ambiente avança na recuperação de 27 hectares de restinga na Aroeiras do Riacho
- Pessoa com deficiência: atualização da Norma Brasileira reforça o compromisso com a acessibilidade e inclusão urbana
- Consulta Pública: Agência de Regulação de Serviços Públicos do Espírito Santo -ARSP
- Aracruz dá um salto histórico no Ranking de Competitividade dos Municípios 2024
- Serviços essenciais são mantidos durante os feriados da Semana Santa e de Tiradentes
- Hospital São Camilo: Celebra 58 anos de prestação de serviço hospitalar
- Prefeitura promove palestra sobre “Educação Inclusiva: por uma escola para todos”
- 3° Caminhada da Emefi Ybyrapytanga fomenta a cultura e resistência dos povos indígenas
- Da dor ao recomeço: Luiz Gustavo reencontra a alegria na Aquaterapia do Complexo de Saúde de Aracruz