EMEF Samoel Costa faz encerramento do projeto-piloto “Programa Saúde na Escola (PSE) Nacional”
Na manhã desta terça-feira (12/12) a EMEF Samoel Costa realizou o encerramento do projeto-piloto “Programa Saúde na Escola (PSE) Nacional”. O evento contou com as presenças de vários alunos e seus familiares, professores, além de autoridades como o Prefeito de Aracruz, Jones Cavaglieri, o vice Lúcio Zanol, a Secretária interina de Saúde, Juliana Baioco, a representante do PSE de Aracruz, Glauciene e representante da Secretaria Estadual de Saúde, Maira Rodrigues.
Em uma parceira entre as Secretarias de Saúde e Educação foram oferecidos serviços como aferição de pressão arterial e teste de glicose, orientações e encaminhamentos sobre o Cadastro Único (Bolsa Família), orientações e materiais informativos do Zoonoses, além de uma grande exposição dos trabalhos do PSE desenvolvidos pelos alunos no decorrer do ano.
Vale ressaltar que em junho desse ano a prefeitura de Aracruz assinou um termo de compromisso para pactuar e formalizar as responsabilidades e metas inerentes à execução do Programa Saúde na Escola, uma ação do Ministério da Saúde, com os estados e municípios.
Trata-se de 12 ações que serão realizadas pelos gestores em um período de 24 meses, como por exemplo: ações de combate ao aedes aegypti; promoção das práticas corporais; atividades físicas e lazer; prevenção ao uso de drogas; promoção da cultura de paz, cidadania e direitos humanos; prevenção das violências e dos acidentes; verificação da situação vacinal, promoção da saúde bucal, prevenção da obesidade infantil, dentre outas.
Projeto piloto
Na ocasião duas escolas municipais, CMEB José Manbrini (Jacupemba) e EMEF Samoel Costa (SEDE), por serem consideradas prioritárias, foram as primeiras a serem inseridas no programa e funcionaram como projeto-piloto, para que posteriormente todas demais possam receber os benefícios. De início foram pactuados 694 alunos.
O PSE
O Programa Saúde na Escola (PSE) é uma política intersetorial da Saúde e da Educação instituído em 2007. Sua base é a articulação entre Escola e Rede Básica de Saúde e suas políticas são voltadas às crianças, adolescentes e jovens da educação pública brasileira para promover saúde e educação integral. Trata-se de uma estratégia de integração para fomentar o desenvolvimento da cidadania e da qualificação das políticas públicas brasileiras.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Saúde divulga o Edital Nº 001/2025 do Processo Seletivo Interno
- Secretaria de Meio Ambiente divulga período de andada do caranguejo-uçá em 2026
- Governo Municipal e Caixa Econômica Federal assinam contrato de estruturação do Projeto de Concessão do Sistema de Serviços de Suporte à Educação Infantil
- ‘Premiação Mais Professores – Valorização’: docentes da Emefti Honório Nunes de Jesus recebem créditos para investir em tecnologias da informação
- Estudantes indígenas, guerreiros e guerreiras atletas se enfrentaram na 4ª edição dos Jogos Tradicionais Indígenas
- Chegada do Papai Noel emociona crianças e adolescentes da Casa de Acolhimento Recriando Vidas
- Sala do Empreendedor supera 11 mil atendimentos e consolida Aracruz como referência no apoio aos pequenos negócios
- Prefeitura de Aracruz anuncia atrações musicais para o Réveillon 2026
- Aracruz abre Consulta Pública para criação do Corredor de Biodiversidade
- Aracruz celebra formatura de Agentes de Saúde e Agentes de Combate às Endemias