Saúde Mental: habilitação do Centro de Atenção Psicossocial II em fase final
Mais assistência a pacientes com transtornos mentais ou dependência química. Foi publicado no Diário Oficial da União o documento que habilita o município de Aracruz a receber incentivo financeiro para implantação do Centro de Atenção Psicossocial II (CAPS). O recurso, oriundo do Ministério da Saúde, é uma conquista para o município que, atualmente, possui quase 3 mil pacientes com prontuários ativos no Programa de Saúde Mental.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), a partir da habilitação do CAPS II, pacientes com transtornos mentais graves e moderados serão atendidos no Programa de Saúde Mental no bairro Bela Vista – onde, após a habilitação, funcionará o Centro de Atenção Psicosocial, enquanto pacientes com transtornos considerados leves receberão assistência nas Unidades Básicas de Saúde.
“Esses pacientes poderão passar o dia no CAPS e, além de receberem todo atendimento ambulatorial, também vão participar das oficinas e grupos terapêuticos, conduzidas através de uma equipe formada por psicólogos, médicos psiquiatras, assistente social, enfermeira, terapeuta ocupacional, educador físico, técnicos em enfermagem e instrutores”, explicou a gerente de Atenção Secundária, Sabrina Pretti.
Já o prefeito de Aracruz, Jones Cavaglieri, está confiante com o incentivo e destaca a importância da ampliação e melhorias no tratamento psicossocial. “Vamos cuidar para que o atendimento seja cada vez mais humanizado e efetivo”, salientou.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Saúde divulga o Edital Nº 001/2025 do Processo Seletivo Interno
- Secretaria de Meio Ambiente divulga período de andada do caranguejo-uçá em 2026
- Governo Municipal e Caixa Econômica Federal assinam contrato de estruturação do Projeto de Concessão do Sistema de Serviços de Suporte à Educação Infantil
- ‘Premiação Mais Professores – Valorização’: docentes da Emefti Honório Nunes de Jesus recebem créditos para investir em tecnologias da informação
- Estudantes indígenas, guerreiros e guerreiras atletas se enfrentaram na 4ª edição dos Jogos Tradicionais Indígenas
- Chegada do Papai Noel emociona crianças e adolescentes da Casa de Acolhimento Recriando Vidas
- Sala do Empreendedor supera 11 mil atendimentos e consolida Aracruz como referência no apoio aos pequenos negócios
- Prefeitura de Aracruz anuncia atrações musicais para o Réveillon 2026
- Aracruz abre Consulta Pública para criação do Corredor de Biodiversidade
- Aracruz celebra formatura de Agentes de Saúde e Agentes de Combate às Endemias