Saúde Mental: habilitação do Centro de Atenção Psicossocial II em fase final
Mais assistência a pacientes com transtornos mentais ou dependência química. Foi publicado no Diário Oficial da União o documento que habilita o município de Aracruz a receber incentivo financeiro para implantação do Centro de Atenção Psicossocial II (CAPS). O recurso, oriundo do Ministério da Saúde, é uma conquista para o município que, atualmente, possui quase 3 mil pacientes com prontuários ativos no Programa de Saúde Mental.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), a partir da habilitação do CAPS II, pacientes com transtornos mentais graves e moderados serão atendidos no Programa de Saúde Mental no bairro Bela Vista – onde, após a habilitação, funcionará o Centro de Atenção Psicosocial, enquanto pacientes com transtornos considerados leves receberão assistência nas Unidades Básicas de Saúde.
“Esses pacientes poderão passar o dia no CAPS e, além de receberem todo atendimento ambulatorial, também vão participar das oficinas e grupos terapêuticos, conduzidas através de uma equipe formada por psicólogos, médicos psiquiatras, assistente social, enfermeira, terapeuta ocupacional, educador físico, técnicos em enfermagem e instrutores”, explicou a gerente de Atenção Secundária, Sabrina Pretti.
Já o prefeito de Aracruz, Jones Cavaglieri, está confiante com o incentivo e destaca a importância da ampliação e melhorias no tratamento psicossocial. “Vamos cuidar para que o atendimento seja cada vez mais humanizado e efetivo”, salientou.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Semana da Agricultura e Sustentabilidade começa com capacitações em comunidades
- Ipasma conquista Certificado Nível II do Pró-Gestão por excelência em boa governança
- Conselho Tutelar publica Edital de Convocação para processo suplementar de escolha de suplentes
- Multidão se emociona em noite de louvor e adoração na Praça da Paz
- Serviços de limpeza continuam nos bairros de Aracruz dentro do cronograma
- Desenvolvimento Social publica a 36ª chamada do Edital nº 001/2023
- Prorrogadas as inscrições para o credenciamento prévio de interessados em exposição e patrocínio
- Arraiá do CAPS II celebra a vida, o cuidado e a inclusão com muita alegria e humanização
- Expo Aracruz: Chamamento Público para vagas remanescentes para comércio, produtos e serviços
- Saúde alerta para número de pacientes que faltam em consultas e exames médicos