6ª Etapa do Circuito Municipal de Xadrez de Aracruz prepara estudantes para os Jogos Escolares Brasileiros (JEBs)
Aconteceu neste sábado (2), na Praça de Alimentação do Shopping Oriundi, a 6ª Etapa do Circuito Municipal de Xadrez de Aracruz. O evento, promovido pelo professor Alessandro Camporez, contou com a participação de mais de 100 estudantes, categorias sub 8, 10, 12, 15 e Open (acima de 16), das escolas Emef Ezequiel Fraga Rocha, Espaço Livre, CEA, Casa do Estudante, Darwin, Colibri, CEPC e Sesc, Sesi/Senai e Magia de Aprender, de Ibiraçu.
O evento serviu como uma preparação para os Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), a ser realizado em outubro, na cidade de Uberlândia. Aracruz será representada por quatro alunos que se classificaram nos Jogos Escolares do Espírito Santo (JEES), que é etapa regional do JEB´s, o que fez de Aracruz, a cidade do Brasil com a maior quantidade de representantes no xadrez nos últimos 5 anos.
Alessandro Camporez trabalha com o xadrez no ensino fundamental da Emef Ezequiel Fraga Rocha e região há 19 anos. Ele falou dessa preparação para o JEB´s, e das chances do município se destacar em Uberlândia. “Certamente teremos grandes chances de brigar por medalhas. Nossos estudantes são muito comprometidos e se dedicam com afinco. Dos 13 alunos que se garantiram para os JEES, quatro representarão Aracruz nos JEB´s, resultado esse que fez com nós conseguíssemos todas às vagas nas cinco últimas seletivas”, lembrou.
A secretária de Educação Jenilza Spinassé disse que os estudantes de Aracruz sempre conseguiram colocar o município em referência no estado e no Brasil. “Eles são feras no xadrez, e por isso parabenizo o professor Alessandro por seu incansável trabalho, o que já fez com que eles conquistassem medalhas no JEB'S, além de garantirem participação na Olimpíada Nacional”.
Vale ressaltar ainda que em Aracruz os professores das escolas municipais utilizam os conhecimentos adquiridos no xadrez, o que fomenta ainda mais essa prática do ensino de suas disciplinas. Para isso, eles passam por uma formação que conta com uma didática voltada para principiantes, apresentando os componentes do jogo como as peças, suas distribuições e o tabuleiro.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Nova estação de biometria reforça emissão da Carteira de Identidade em Aracruz
- Reunião entre representantes do Busca Ativa Escolar, Cras, Creas e Conselho Tutelar estreita laços no atendimento a estudantes infrequentes ou fora da escola
- Divulgado editais dos cursos de extensão de Pilotagem de Drones (Ufes/Unac) e de Gestão Contábil e Financeira de Organizacional do Terceiro Setor (Ufes)
- Saúde ganha micro-ônibus e fortalece transporte sanitário de pacientes
- Chamamento Público: Edital nº 029/2025 - "Mestra Aumerinda Pinto Joaquim"
- 5ª Convocação - Secretaria de Desenvolvimento Social - Edital 001/2026
- Junho Vermelho: Prefeitura promove palestra sobre a doação de sangue
- Governo do Estado e Prefeitura de Aracruz inauguram a Barragem do Piraquê-Açu
- Feirinha de Aracruz está de volta e ganha novo endereço
- Desenvolvimento Social publica Edital do Programa Compra Direta de Alimentos