Aracruz no Encontro Nacional de Bandas de Congo
O batuque dos tambores e o som inconfundível da casaca, em harmonia com o céu da vila de Regência Augusta. No último domingo, 24 de junho, o congo de Aracruz se misturou a outros grupos no 28º Encontro Nacional de Bandas de Congo, contagiando as ruas do balneário.
As bandas São Benedito do Rosário, de Vila do Riacho e São Benedito, de Itaparica, representaram o município durante a festa, que celebra um dos mais significativos símbolos da cultura do Espírito Santo e expressões Afro-Brasileiras.
“Hoje vamos levar alegria para o povo” entoou dona Astrogilda, antes das bandas saírem em caminhada rumo à Igreja da vila.
Peregrinação
A caminhada das bandas de congo até a Igreja Católica de Regência é um dos atos mais tradicionais do Estado. O cortejo encantou quem passava pelas ruas ou quem observava das varandas. Júlio Almeida veio de Minas Gerais para participar da festa e se encantou: “O colorido das roupas foi o que mais me chamou atenção”, comentou.
As canções expressam sentimentos e a fé do povo negro. O mar, o amor e até a morte são alguns dos temas retratados nas letras, que se completam ao ritmo das casacas e tambores.
De acordo com o professor Cleber Maciel, ícone da pesquisa acadêmica sobre história e cultura afro-capixaba, “uma das mais significativas devoções é a homenagem que algumas bandas de congo fazem a São Benedito, que é maciçamente usado nas cantigas entoadas nos atos culturais espalhados em terras capixabas”.
O Santo, inclusive, esteve no altar da igreja onde as bandas, uma por uma, o reverenciavam com cantos e clamores. “Pra mim o congo é uma expressão de felicidade, uma forma de demonstrar que amamos nossas raízes”, completou Vany Gomes, da Banda de Congo de Itaparica.
Festa do Caboclo Bernardo
Considerado Herói Nacional por liderar o salvamento de marinheiros de um naufrágio no litoral capixaba, o Caboclo Bernardo é uma figura histórica marcante da vila de Regência Augusta, em Linhares, na foz do Rio Doce. Há 88 anos, nas proximidades do dia 3 de junho, data de sua morte, acontece a tradicional Festa do Caboclo Bernardo, que reúne centenas de pessoas em torno da programação.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Hemodiálise: Saúde amplia serviço, beneficia 24 pacientes e acaba com os deslocamentos
- Dia “D” incentiva descarte correto de lixo eletrônico em Aracruz
- Educação inicia atividades do Decola Paebes com as turmas do 5º ano do Ensino Fundamental
- UBS de Novo Irajá passa por manutenção e ganha Farmácia
- Barragens e barraginhas fortalecem segurança hídrica de Aracruz e ajudam produtores a enfrentar períodos de estiagem
- 2º Encontro da Família no Cmei Abílio Correia de Amorim é marcado por apresentações e muita atividade em oficinas
- Inscrições para eleição do Conselho Municipal de Saúde começam nesta segunda-feira (14)
- Projeto Novo Olhar amplia cuidado com estudantes e leva atendimento oftalmológico a cerca de 3 mil estudantes
- 36ª CONVOCAÇÃO SEMED - EDITAL 002/2025
- Saúde apresenta a robô Maria Lis, nova aliada nas terapias de crianças da rede municipal