Prefeitura de Aracruz recebe recém-formados em Contabilidade para a entrega da carteira de identidade profissional

Publicado em: 25 de julho de 2018
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: Para o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Divaldo Crevelin, o setor de contabilidade é extremamente importante dentro de um processo de desenvolvimento de qualquer empresa
Prefeitura de Aracruz recebe recém-formados em Contabilidade para a entrega da carteira de identidade profissional

Na manhã desta quarta-feira (25/07), na Sala de Reuniões da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, contadores recém-formados pela FAACZ participaram de uma cerimônia para a entrega de suas carteiras de identidade profissional, com os respectivos registros. O evento foi uma realização do Conselho Regional de Contabilidade, em parceria com a prefeitura de Aracruz.

Estiveram presentes a Delegada do Conselho Regional de Contabilidade (CRC) do ES, Magda Rodrigues Coelho, o Coordenador do Curso de Contabilidade da FAACZ, Izac Vieira Ribeiro, Dilson Evangelista Pereira, representando o Sindicato das Empresas de Contabilidade do ES (SESCON), o Presidente da Associação dos Contadores de Aracruz e Região (ASSCAR), Antônio Carlos Rocha, além do Secretário de Desenvolvimento Econômico, Divaldo Crevelin.

No início das falas dos convidados, o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Divaldo Crevelin comentou sobre o que representa a parceria que a prefeitura mantém com os contadores do município. "Esse também é um sonho do Prefeito Jones Cavaglieri. Quero dizer da nossa satisfação em disponibilizar esse espaço que é de toda população aracruzense, além de estar aqui com vocês. Nós temos uma parceria muito grande com todo o setor produtivo e de serviços. O setor de contabilidade é extremamente importante dentro de um processo de desenvolvimento de qualquer empresa. O contador, principalmente em empresas de médio e pequeno porte, ele não somente faz os registros contábeis, ele é o gerente da empresa”, ressalta.

O secretário ainda fez questão de lembrar que a Sala do Empreendedor está para ser implantada no município. “Em uma parceria com o SEBRAE estamos desenvolvendo todas as ações que precisamos para abrir um negócio no tempo mais curto possível. Sendo assim, a gente espera que até o fim desse ano, teremos esse espaço estruturado e organizado com participação do profissional de contabilidade”, comenta.

O Coordenador do Curso de Contabilidade da FAACZ, Izac Vieira Ribeiro começou seu pronunciamento parafraseando o filósofo chinês Sun Tzu “A evolução do homem passa necessariamente pela busca do conhecimento. É exatamente isso. Fico muito feliz por ter sido parte desse processo que de fato é muito gratificante. A profissão de vocês é fundamental em todos os setores, não somente na empresa jurídica, mas na empresa de cada um de nós, nos empreendimentos pessoais. Sem planejamento orçamentário não há gestão. Parabéns a todos”, comemora.

O Conselheiro Fiscal do Sindicato das Empresas de Contabilidade do ES (SESCON) Dilson Evangelista Pereira falou de sua experiência como contador. “Me envolvo com a contabilidade desde meus 15 anos. São 40 anos dentro desse cenário. Só tenho a dizer que essa profissão é brilhante. Hoje somos aproximadamente 450 mil profissionais em um cenário de mais de 200 milhões de habitantes. Todo mundo vai precisar de um contador em algum momento de sua vida, e o que nos espera, principalmente vocês que acabaram de formar, é muito trabalho e dedicação. Se doem e se dediquem com convivência”, enfatiza.

O médico da empresa
Metaforicamente falando, o Presidente da Associação dos Contadores de Aracruz e Região (ASSCAR), Antônio Carlos Rocha comparou os trabalhos de um contador com os de um médico. “Eu sempre falo. Um médico está para nossa saúde, assim como um contador está para a saúde de uma empresa. Quando uma pessoa, por exemplo, deseja fazer um cadastro em um banco, eles pedem as demandas contábeis para conhecer a saúde financeira da empresa, seu poder de compra e sua capacidade de pagar e empreender, por isso somos considerados médicos de uma empresa”, explica.

Antônio também falou que a contabilidade hoje é uma profissão muito dinâmica, de pleno emprego e que avançou a passos muito largos. “Praticamente todos os estudantes de Ciência Contábil estão trabalhando. Estamos entre os dez cursos mais procurados no Brasil”.

O registro no Conselho Regional de Contabilidade
Quando o profissional faz seu registro no Conselho Regional de Contabilidade, esse passa a ter direito à Carteira de Identidade Profissional, documento que oficializa e ratifica o vínculo entre o profissional e o conselho, que almeja que todos possam exercer suas atividades com ética, transparência e disciplina perante à sociedade.

Compartilhe em suas redes sociais: