Prefeitura de Aracruz adere ao Programa de Fortalecimento das Ouvidorias (Profort)
A prefeitura de Aracruz, por meio da Controladoria-Geral do Município aderiu ao Programa de Fortalecimento das Ouvidorias (Profort), disponibilizando a toda população o Sistema Informatizado de Ouvidorias dos Entes Federados (e-Ouv Municípios). O e-Ouv Municípios disponibiliza uma plataforma no próprio site da prefeitura (CLIQUE AQUI) para recebimento de denúncias, reclamações, sugestões, elogios e solicitações dos cidadãos, trazendo benefícios tanto para os cidadãos como para a administração municipal. A plataforma também está disponível no aplicativo Aracruz Online, lançado na última sexta-feira (27/07).
Agora é possível permitir a interação ágil e direta entre gestor e sociedade para a resolução de problemas e a busca por soluções que beneficiem todos. Para o cidadão, a principal vantagem é poder realizar a sua manifestação pela internet podendo consultar o andamento do pedido posteriormente. Há a possibilidade, inclusive, de o cidadão se cadastrar no sistema e, assim, ter acesso ao histórico de suas manifestações.
A principal novidade é que, com o e-Ouv Municípios, os órgãos e entidades do poder público municipal não precisarão mais arcar com os custos de implantação e customização do sistema, tampouco com custos de infraestrutura de dados, já que todo o serviço será provido pelo Ministério da Transparência. Além disso, por meio do sistema, as manifestações recebidas poderão ser tramitadas entre os demais entes usuários do sistema. Ou seja, um município poderá tramitar uma manifestação para outro município que seja competente para tratar dela, assim como poderá encaminhá-la para os órgãos federais, caso o assunto seja de competência deles.
Outro aspecto positivo é que as regras de funcionamento quanto a prazos e tipologias de manifestações são padronizadas e aderentes às regras já utilizadas no âmbito federal. O e-Ouv Municípios foi planejado para possibilitar também a integração com sistemas que as ouvidorias já utilizam para tramitar as manifestações entre as áreas do órgão ou entidade. A iniciativa traz mais segurança ao cidadão e ao gestor municipal, oferecendo agilidade para a resolução de problemas e garantindo ao gestor público informações adequadas sobre a percepção dos usuários dos serviços oferecidos.
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