Prefeitura de Aracruz e Sebrae promovem a palestra “A estratégia em suas mãos: excelência na gestão”

Publicado em: 16 de agosto de 2018
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: Para a instrutora do SEBRAE, Diesther Moreira, não é possível falar de negócios, sem falar de estratégia
Prefeitura de Aracruz e Sebrae promovem a palestra “A estratégia em suas mãos: excelência na gestão”

Micro e pequenos empreendedores de Aracruz de ramos variados tiveram uma grande oportunidade de adquirir conhecimentos e maneiras alternativas para administrar e melhorar os seus negócios. Na noite desta quarta-feira (15/08), aconteceu no auditório do SEBRAE, a palestra “A estratégia em suas mãos: excelência na gestão”.

A ação é parte de uma parceria entre Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEMDE) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE). A palestra foi proferida pela Instrutora da entidade Diesther Moreira, que passou aos participantes um conteúdo de planejamento estratégico.

A Gerente de Tecnologia e Qualificação Profissional da SEMDE, Margareth Spinassé Lechi, na companhia dos Agentes do NOSSOCRÉDITO, um programa especial de microcrédito oriundo de uma parceria entre o Bandes, Banestes, Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes), prefeituras e Sebrae-ES, que promove o financiamento para o desenvolvimento dos negócios e, por consequência da economia do Estado.

Na oportunidade, a gerente ressaltou a importância do encontro, principalmente em relação à capacitação oferecida aos empreendedores do município em parceria com o SEBRAE: “Nesse cenário de crise, um dos principais impulsos para o crescimento econômico do município de Aracruz hoje é o incentivo prestado às micro e pequenas empresas, e a atuação desses agentes de crédito é da mais alta importância para o funcionamento dos programas de microcrédito”, comenta.

Ainda de acordo com Margareth, sem esse incentivo e o apoio da prefeitura, não seria possível fazer com que os recursos dos programas chegassem a vários beneficiados em todo o município. “Além disso Aracruz hoje está todo coberto com Agências de Crédito e agentes capacitados para receber e orientar os empresários de micro e pequeno porte da região que desejarem alavancar seus negócios por meio do financiamento orientado e com taxas acessíveis”, explica.

Planejamento estratégico
A instrutora do SEBRAE Diesther Moreira, começou sua fala afirmando que não é possível falar de negócios, sem falar de estratégia. “Quando falamos de planejamento, falamos das ações, organização e do que fazer para chegar a determinado lugar. Já o planejamento estratégico, eu faço não olhando somente para onde quero chegar, mas olhando em todo o entorno, ambiente que possui uma série de variáveis”, explica

Essas variáveis são encontradas nos ambientes externo e interno. No externo estão os beneficiários, componentes sociais e públicos, organizações parceiras, agentes governamentais, a mídia, assim como os componentes tecnológicos, econômicos e financiadores. Com relação ao ambiente interno, esses dizem respeito aos aspectos organizacionais, de marketing, financeiros, pessoais, de produção, direção, além os próprios funcionários, voluntários e estagiários.

A programação da palestra ainda mostrou como construir diretrizes estratégicas, definir objetivos, elaborar estratégias indicadores, fazer plano de ação e avaliar o ambiente externo e interno, o que, segundo Diesther,faz o planejamento ser estratégico, e não comum.


2ª CREDFEIRA – A Feira do Empreendedor
Antes mesmo da palestra foi feito o convite aos Micro e Pequenos empresários a participarem da 2ª CREDFEIRA – A Feira do Empreendedor, que ocorrerá no dia 28/29 de Setembro na praça Monsenhor Guilherme Shmitz. Trata-se de uma oportunidade de exposição dos trabalhos elaborados pelos empreendedores municipais.

Também serão oferecidas palestras e informações acerca dos serviços fornecidos pelos agentes NOSSOCRÉDITO. O edital de chamamento público para participar do evento, bem como a ficha de inscrição poderão ser retirados no site da Prefeitura Municipal, e preenchidos a partir do dia 22 ao dia 28 de agosto.



 

Compartilhe em suas redes sociais: