Prefeitura de Aracruz próxima de cumprir meta na Campanha Nacional de Vacinação contra Pólio e o Sarampo

A Secretaria de Saúde da prefeitura de Aracruz está prestes a cumprir sua meta na Campanha Nacional de Vacinação contra Pólio e o Sarampo. Até o momento já foram vacinadas 4.012 crianças de um ano a quatro anos 11 meses e 29 dias, o que representa uma cobertura de 75,46%. A meta é vacinar 5.849 crianças (95%).
A campanha foi inciada no dia 06 de agosto e se estenderá até o dia 31 de agosto. Todas as crianças com essa faixa etária deverão ser vacinadas com a Tríplice Viral, que previne contra Sarampo, Caxumba e Rubéola, além da vacina da Pólio, que previne a Paralisia Infantil.
Neste último sábado (18/08), dia D da campanha, a Coordenação de Imunização organizou e planejou uma grande ação envolvendo 120 profissionais nas 20 unidades de saúde no município, além de um posto móvel no Shopping Oriund. Foram enviados ofícios para 27 escolas da rede municipal e particular (ensino infantil), e para chamar a atenção dos pais e crianças nas ruas, duas pessoas se fantasiaram de Zé Gotinha e Branca de Neve em um carro som. A prefeitura também contou com apoio do Rotary Clube e Fibria.
Vacinas disponíveis em todas as Unidades de Saúde
As vacinas estarão disponíveis em todas as Unidades de Saúde do município no horário de 7h às 16 h. É importante enfatizar que será obrigatório apresentar o cartão de vacina para que seja realizado uma avaliação criteriosa, no mesmo, garantindo que não há vacina em atraso da criança. Os adultos com idade máxima de 49 anos que quiserem se vacinar poderão ir às Unidades de Saúde do município durante toda semana, não necessariamente somente no período da campanha.
A poliomielite e o Sarampo
A Poliomielite também chamada de Paralisia Infantil é uma doença causada por um vírus que vive no intestino e pode afetar o sistema nervoso, levando à paralisia irreversível dos braços e das pernas. No Brasil o último caso registrado foi em 1990, mesmo assim é importante vacinar as crianças para que o vírus não voltem a circular no país.
O Sarampo é uma infecção viral grave e altamente contagiosa. Em 2016 a doença foi considerada erradicada em todo país, no entanto a baixa cobertura em 2017 (83,9%) fez com que o Ministério da Saúde alertasse a população quanto à possibilidade de um surto devido à circulação de imigrantes. O vírus circulante no Brasil é igual ao que circula na Venezuela, o que levou à conclusão de que o surto foi importado.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Prefeitura recebe Balanço dos Resultados Educacionais do 1º semestre da Superintendência Regional de Educação
- Saae conclui travessia subterrânea para ampliar rede de esgoto em Aracruz
- Presença histórica: Aracruz recebe Ministra da Cultura no lançamento da 6ª Teia pela Justiça Climática
- I Conferência Regional de Políticas Públicas para as Mulheres vai reunir municípios em defesa dos direitos da mulher, em João Neiva
- Cinco brincadeiras para você interagir com seu filho durante o recesso escolar
- Saae anuncia plano para elevar índice de esgoto tratado a 99%
- Aracruz celebra o Dia do Evangélico com show de Eli Soares neste sábado (19), às 19 horas
- Macrodrenagem da Grande Bela Vista entra na reta final com 90% da obra concluída
- Próximo final de semana Vila do Riacho e Jacupemba serão palco de festa julina
- 13ª Itália Unita encerrou com programação memorável