Aracruz ganha um espaço para tratar pacientes com Transtorno do Espectro Autista

Foi entregue nessa terça-feira (19), a filial da Associação dos Amigos dos Autistas do Espírito Santo (AMAES), com objetivo de exercer a luta pela defesa e garantia dos direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e seus familiares, acolhendo, informando e prestando atendimento, para incentivo à autonomia e dignidade desse público. O atendimento será realizado a partir de encaminhamento.
Desde 2021 a prefeitura repassa R$ 1,5 milhão a APAE que atende 120 autistas do município e outras deficiências intelectuais e física. Com o repasse de quase R$ 500 mil a AMAES este serviço será ampliado visando o acolhimento dos pacientes de forma mais humanizada. A associação ofertará serviços voltados ao fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, bem como de habilitação e reabilitação de pessoas com Transtorno do Espectro Autista.
A secretária de Saúde Rosiane Scarpatt agradece o apoio de todos e destaca que essa entrega traz muita alegria e é resultado de uma série de esforços para que a AMAES se tornasse realidade no município. “Visando o fortalecimento de vínculos, assessoramento, luta e defesa pela garantia de direitos, a associação vai trazer muitos benefícios para as famílias de autistas de Aracruz e região”.
“Em nosso governo já realizamos a entrega da carteirinha de identificação que começou a mudar a vida deste público, facilitando o acesso a direitos básicos e essenciais em serviços públicos, privados, permitindo o planejamento de políticas públicas. E agora estamos entregando a a filial da associação que vai trazer benefícios às crianças e adolescentes que tanto precisam do nosso olhar, cuidado e atenção. A AMAES terá um trabalho fundamental no acolhimento as famílias e os autistas. Nossa gestão tem se empenhado em desenvolver políticas públicas que promovam o serviço humanizado e acolhedor, eliminando o preconceito oriundo da sociedade”, disse o prefeito Dr. Coutinho.
A AMAES irá funcionar, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, na rua Luiza Modensi, n º 47, no bairro Bela Vista.
Compartilhe em suas redes sociais:
Últimas notícias
- Pessoa com deficiência: atualização da Norma Brasileira reforça o compromisso com a acessibilidade e inclusão urbana
- Consulta Pública: Agência de Regulação de Serviços Públicos do Espírito Santo -ARSP
- Aracruz dá um salto histórico no Ranking de Competitividade dos Municípios 2024
- Serviços essenciais são mantidos durante os feriados da Semana Santa e de Tiradentes
- Hospital São Camilo: Celebra 58 anos de prestação de serviço hospitalar
- Prefeitura promove palestra sobre “Educação Inclusiva: por uma escola para todos”
- 3° Caminhada da Emefi Ybyrapytanga fomenta a cultura e resistência dos povos indígenas
- Da dor ao recomeço: Luiz Gustavo reencontra a alegria na Aquaterapia do Complexo de Saúde de Aracruz
- Famílias comparecem para prestigiar cerimônia da aula inaugural dos projetos Rumo ao Sucesso e Partiu IF
- Processo Seletivo Simplificado Semed nº 002/2024: Prefeitura de Aracruz divulga a 4ª Chamada Emergencial/Extraordinária