Aracruz marca presença no I Encontro da Rede de Intersetorialidade com a Educação: diálogos nacional e internacional

Aconteceu em Salvador nos dias 19, 20 e 21 de maio, o I Encontro da Rede de Intersetorialidade com a Educação: diálogos nacional e internacional. O evento foi o último seminário do ciclo regional “Trilhas de Aprendizagem – Intersetorialidade na Educação”, que se iniciou em 2023, pela Secretaria de Articulação Intersetorial e com os Sistemas de Ensino do Ministério da Educação (Sase/MEC), por meio da Diretoria de Articulação Intersetorial (DAI).
Aracruz esteve representada pela secretária de Educação (Semed) Jenilza Spinassé e pela Coordenadora do Setor de Intersetorialidade, Giucirlene de Bortoli. Nesses três dias, o evento contou com uma vasta programação, com seis palestras, oficinas e painéis, que debateram temas relacionados às experiências das trilhas de aprendizagem-
"Essas experiências adquiridas por meio da intersetorialidade são mapeadas pelo Ministério da Educação, que por sua vez colocam no centro das atenções diferentes formas de apoio no dia a dia de nossas escolas. Desta forma, nossos estudantes conseguem se manter nos estudos, desenvolvendo integralmente suas trajetórias escolares. Posso afirmar que eventos como estes garantem ainda mais os direitos deles”, disse Jenilza Spinassé.
Para a Coordenadora do Setor de Intersetorialidade, Giucirlene de Bortoli, os três dias de evento foram muito intensos, possibilitando a aquisição de conhecimentos que serão compartilhados junto ao MEC. “Nesta quarta-feira, por exemplo, foi um dia intenso de participação para a escrita de um fascículo de sugestões para o MEC, que ajudará na implementação de políticas públicas voltadas para a intersetorialidade. Conseguimos nos aprofundar em conhecimentos e experiências, e tudo isso serviu como fonte de inspiração”, afirmou.
Os profissionais da educação de todo o país que participaram tiveram acesso a recursos da Plataforma Interações que acolhe as Comunidades de Práticas e o repositório para disseminar o que é feito em cada experiência da Rede de Intersetorialidade com a Educação, com dez núcleos temáticos.
Dentre os principais objetivos do encontro, destaque para a promoção de discussões e o aprofundamento teórico-prático sobre a intersetorialidade nas políticas públicas com a educação; o fortalecimento das as redes de colaboração entre gestores públicos, acadêmicos, representantes da sociedade civil e especialistas de diferentes setores na perspectiva da garantia de direitos, além do compartilhamento de experiências exitosas e desafios enfrentados na implementação de políticas públicas intersetoriais com a educação.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Mobilidade Urbana: aferição anual de taxímetros vai até 29 de outubro
- Aprende Brasil: estudantes da Educação Infantil (Grupo IV) são contemplados com materiais estruturados e sistematizados
- 26ª Expo Aracruz: Agropecuária movimenta negócios milionários e reforça posição estratégica do município no setor
- Estudantes da Rede Municipal de Ensino são homenageados em Sessão Solene
- Processo Seletivo Simplificado Semed 004/2023: Educação divulga a 81ª Chamada
- Prorrogado o prazo da Consulta Pública sobre Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos
- O papel do Plano Diretor Municipal no desenvolvimento da cidade
- Fazenda realiza gratuitamente o preenchimento da Declaração do ITR 2025
- “Era Digital: Inovação e Ensino em 3ª Dimensão” – Emef Álvaro Souza investe em metodologias tecnológicas no processo de ensino-aprendizagem
- Feira de Adoção da 26ª Expo Aracruz muda o destino de sete animais