Aracruz participa de reunião para devolutiva de resultados das Atividades de Fortalecimento da Aprendizagem (AFAs Ciclo I)

A Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Educação (Semed), participou nesta última semana, na Cidade da Inovação, Ifes Vitória, de uma reunião para devolutiva de resultados das Atividades de Fortalecimento da Aprendizagem (AFAs Ciclo I). O município esteve representado pela secretária Jenilza Spinassé e a técnica Viviane Cabidelle, que atua como Ponto focal dessa ação.
O evento teve como focos principais a apresentação e reflexão dos resultados, além da correção de rotas e elaboração de plano de intervenção pedagógica para melhoria da aprendizagem. “Esse trabalho com os descritores de aprendizagem, que foi o objeto das AFAs, permitiu que os professores, pedagogos, diretores, secretários municipais de educação, assessores do regime de colaboração, pedagógicos e superintendentes pudessem realizar um diagnóstico mais preciso sobre quais são as reais fragilidades dos estudantes. Desta forma, nos é permitido utilizar estratégias mais direcionadas e assertivas que resultem em avanços mais significativos”, explicou Jenilza.
De acordo com a técnica da Semed, Viviane Cabidelle, Aracruz apresentou resultados satisfatórios, porém ainda há desafios a serem vencidos. “Podemos dizer que alguns descritores tiveram resultados satisfatórios. No entanto, entendemos que ainda temos desafios a vencer. Por isso, a partir da reflexão acerca dos desafios encontrados, elegeremos pontos prioritários para um olhar mais cuidadoso, tendo em vista o sucesso da aprendizagem capixaba”, destacou.
As Atividades de Fortalecimento da Aprendizagem AFAs compõem uma ação que reforça o compromisso firmado na assinatura da repactuação do Protocolo de Intenções do PAES via Regime de Colaboração, entendendo que os resultados alcançados nessas atividades nortearão ações com foco na melhoria da aprendizagem, que impactarão nos resultados alcançados no PAEBES/ALFA, uma vez que para os municípios são insumos para o cálculo do Índice da Qualidade da Educação - IQE, um dos componentes para a definição do valor de repasse do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços - ICMS.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Arraiá do CAPS II celebra a vida, o cuidado e a inclusão com muita alegria e humanização
- Expo Aracruz: Chamamento Público para vagas remanescentes para comércio, produtos e serviços
- Saúde alerta para número de pacientes que faltam em consultas e exames médicos
- Educação divulga a 12ª Chamada Emergencial Extraordinária do Edital nº 005/2023
- Processo Seletivo Simplificado Semed nº 003/2024: Educação divulga a 7ª Chamada
- Festival de Vôlei vai movimentar a Praça da Paz com atletas de todas as idades neste sábado (19)
- Expo Aracruz: Prefeitura publica Resultado Final do Edital N.º 17/2025
- Expo Aracruz: Prefeitura publica Resposta dos Recursos do Edital N.º 17/2025
- Município inicia novo ciclo do Cidade Empreendedora 2025–2028 com estratégias de inovação e desenvolvimento
- Expo Aracruz: Resultado Final do Edital para o Camarote do Show