Aracruz participa do lançamento oficial do Programa Partiu IF

A Secretaria de Educação (Semed) participou nesta quinta-feira (20), na Cidade da Inovação, em Vitória, do lançamento oficial do Programa Partiu IF. O evento contou com a participação de gestores das áreas de educação, do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), além de coordenadores locais, sendo o município, representado pela secretária Jenilza Spinassé.
De acordo com o Edital lançado pelo Ifes, cujas inscrições se encerram nesta sexta-feira (21), o objetivo principal do Programa Partiu IF é oferecer aos estudantes da Rede Municipal de Ensino em situação de vulnerabilidade social, regularmente matriculados no 9º ano do Ensino Fundamental, o aprendizado de conteúdos referentes às áreas de Português, Matemática e Ciências da Natureza, congruentes às expectativas de aprendizagem e adaptação ao Ensino Médio, adotadas pela Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, por meio de aulas e atividades específicas para fortalecer as bases necessárias e propiciar oportunidades educacionais igualitárias.
Durante o lançamento do programa, o coordenador da iniciativa no Ifes, Alessandro Bermudes, lembrou que alunos serão contemplados com materiais e uniformes. “Eles receberão apostila impressa, mochila, caderno e uniforme, além de um atendimento individualizado com monitores e professores”, disse. Os estudantes ainda terão uma ajuda de custo de R$ 200 mensais, sendo este valor condicionado ao cumprimento do percentual mínimo de 75% (setenta e cinco por cento) de frequência nas atividades do curso.
A secretária da Semed Jenilza Spinassé falou dos estudantes da Rede Municipal de Ensino que serão contemplados com o programa, destacando a importância dessa formação na vida de cada um deles. “Ao todo, teremos 40 estudantes de nossa rede contemplados. Estou muito feliz e orgulhosa de cada um deles, pois tenho certeza que eles se empenharam e mostraram muito interesse em chegar onde chegaram. Confio que esta é uma grande oportunidade que cada um terá para poder alçar voos ainda maiores. Nossa parceria com esse programa se mostra cada vez mais forte, e por isso, temos o prazer de continuar apoiando essa inciativa”, disse.
As aulas do curso acontecerão ao longo do ano de 2025, no período de abril a dezembro, em dias e horários definidos pelo campus. O Diretor-Geral do Ifes Campus Aracruz, Leandro Bitti Santana também enfatizou as parcerias entre as instituições como formadora de talentos. “Já trabalhamos também em parceria com a Semed o projeto ‘Rumo ao Sucesso’ há alguns anos, atendendo diversos jovens. Agora, o ‘Partiu IF’ vem para dar um incremento a essa preparação, sendo esses dois cursos trabalhados concomitantemente, ofertando oportunidades e um passo a mais a nível nacional a esta política pública tão importante que acontece em nosso município”, completou.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Encontro Estadual de Cooperação Técnica debate os Planos Decenais de Educação
- 26ª Expo Aracruz: Chamamento Público para interessados em atividade de comércio, produtos e serviços
- Centro Educacional Esther Nascimento do Santos realiza 1º Encontro da Família na Escola
- Meio Ambiente, Saúde e Sustentabilidade: Cmei Francisca Rocha Ribeiro realiza exposição de trabalhos durante culminância do projeto
- Processo Seletivo Simplificado Semed n.º 002/2024: 8ª Chamada Extraordinária Emergencial
- Processo Seletivo Simplificado Semed nº 005/2023: 9ª Chamada Extraordinária Emergencial
- Meio Ambiente abre cadastro para o Projeto Vida no Mangue 2025
- Processo Seletivo Simplificado Semed nº 002/2024: 7ª Chamada Extraordinária Emergencial
- Novo contrato de paisagismo é assinado na manhã desta quinta-feira (05)
- Regularização Fundiária: moradores do Morobá e Nova Conquista celebram avanço na legalização de lotes