Aracruz presencia assinatura do projeto de lei que estabelece a governança do Plano ES 500

Publicado em: 28 de fevereiro de 2025
Texto: Renato Lana de Faria
Imagem: Renato Lana
Aracruz presencia assinatura do projeto de lei que estabelece a governança do Plano ES 500

A Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Educação (Semed), participou nesta quarta-feira (26), na Ilha Buffet, em Vitória, do evento “Encontros: seu lugar na história que estamos escrevendo” para a assinatura do projeto de lei que estabelece a governança do Plano ES 500, que é uma iniciativa do Governo do Estado e do ES em Ação, em parceria com a Petrobras, voltada para a construção de um futuro mais próspero e sustentável até 2035.

O evento contou com as presenças do Governador Renato Casagrande, do Diretor-Presidente do ES Ação, Nailson Dalla Bernadina, secretários do estado e de municípios, além de membros do setor produtivo e da sociedade civil. Aracruz foi representada pela secretária da Semed, Jenilza Spinassé, que destacou a importância desse encontro. “Tivemos palestras com grandes pensadores de nosso estado. Durante o encontro ainda pudemos conhecer as cinco missões estratégicas desse movimento, que busca um pacto social para o nosso futuro”, pontuou.

Ainda de acordo com Jenilza, durante o lançamento foi oportunizado momentos de diálogos com o público presente, o que fomentou a busca por melhores alternativas para o desenvolvimento socioeconômico do estado. “Pude conversar com pessoas com ideias maravilhosas. Essa troca de informações serviu para fomentar uma construção coletiva de estratégias, o que certamente irá alavancar oportunidades até a próxima década”, completou.

O
Pacto ES 500 anos entre o poder público, o setor produtivo, a academia e a sociedade civil visa ao cumprimento do Plano de Desenvolvimento de Longo Prazo do Estado. Entre as ações resultantes da iniciativa está a implementação de uma plataforma digital para que a população possa contribuir com ideias para o desenvolvimento capixaba até 2035, data que marcará o 500º aniversário da colonização do solo espírito-santense.

Com essa
plataforma inovadora, os capixabas terão voz por meio de uma interface virtual, onde a população poderá construir e definir, junto com entidades governamentais, propostas para melhorias em áreas como saúde, educação, segurança, meio ambiente e tecnologia.

O ES500
De acordo com o Governo do Estado, O Plano ES 500 Anos é o resultado de um amplo processo de construção coletiva, que envolveu toda a sociedade na revisão da visão de futuro do estado. A metodologia adotada pela consultoria Symnetics se baseia na abordagem orientada por missões, promovendo um planejamento de longo prazo focado em desafios sociais, com objetivos claros e prazos definidos.

Com as oficinas regionais
e entrevistas realizadas em 2024 foram definidas cinco missões prioritárias para o Plano ES 500 Anos, sendo elas: Economia diversificada, inovadora e sustentável; Polo de competências; Cuidado integral; Sustentabilidade e resiliência climática e ES ágil e inteligente.

Compartilhe em suas redes sociais: