Aracruz renova compromisso com a Busca Ativa Escolar
A Secretaria de Educação (Semed) participou do “Encontro Busca Ativa Escolar”, nesta segunda-feira (7), em Vitória. O evento foi promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Sedu), em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e com a União dos Dirigentes Municipais de Educação do Espírito Santo (Undime/ES), para renovar o compromisso com a estratégia da Busca Ativa Escolar (BAE).
O encontro contou com a participação de representantes dos 78 municípios, do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), da Assembleia Legislativa do Estado do Espírito Santo (Ales), dos Conselhos Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente e de Educação, e objetivou identificar, registrar, acompanhar e rematricular crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão.
Aracruz esteve representada pela secretária da Semed, Jenilza Spinassé. Ela reforçou a importância do município em renovar esse compromisso. “O Busca Ativa funciona como um grande banco de dados. Desta forma, essa plataforma facilita a comunicação entre as áreas e armazena informações importantes sobre os casos. Esses dados nos indicam a situação de cada criança e do adolescente, o que nos permite saber, por exemplo, como o estudante fora da escola tem sua vida afetada. Sendo assim, quando temos o conhecimento de tudo que envolve esse processo em rede, temos mais condições de enfrentá-los”, ressaltou.
A equipe da Busca Ativa Escolar reúne representantes das áreas de educação, saúde e assistência social, o que fortalece toda essa rede de proteção. Assim como Aracruz, cada cidade tem um papel específico na identificação de um aluno que se encontra fora da escola ou em risco de evasão, até a tomada das providências necessárias para seu atendimento nos diversos serviços públicos.
No evento, o secretário da Sedu, Vitor de Angelo, destacou a importância do trabalho colaborativo entre Estado, municípios e parceiros para garantir o direito de cada estudante capixaba à educação: “Estamos aqui para renovar esse compromisso e reafirmar que o direito de estar na escola é inegociável. A Busca Ativa Escolar tem feito a diferença, e os resultados alcançados comprovam isso”, disse.
Segundo a Sedu, em 2023, o Espírito Santo registrou 956 rematrículas de estudantes por meio da estratégia. Já no ano passado, esse número saltou para 4.090 rematrículas, representando um crescimento superior a 300% em comparação com o ano anterior, o que mostra o esforço conjunto das redes estadual e municipais de ensino.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Caravana Iluminada de Natal Grupo Coroa leva magia, alegria e solidariedade a Aracruz
- Política Municipal de Educação Ambiental é destaque no II Seminário de Ciência Cidadã da Unesco
- Arena de verão vai movimentar o litoral de Aracruz com atividades esportivas e incrições para o vôlei de praia 2026
- Aracruz avança na revisão do PDM com realização da quarta etapa
- Família Acolhedora: quando o cuidado transforma vidas e fortalece o futuro
- Aracruz discute futuro urbanístico em reunião com a ministra Simone Tebet, em Brasília (DF)
- XXI Fórum Extraordinário da Undime Espírito Santo debate o futuro da educação pública com a inteligência artificial
- Semdur dá inicio a quarta etapa do PDM
- Feira de Negócios Aracruz movimenta a economia e valoriza empreendedores locais de 18 a 20 de dezembro
- Festival Aracruz Sabores trouxe o melhor da culinária para Barra do Sahy