Curso “Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) Equidade - Água, Esgotamento Sanitário e Infraestrutura nas escolas em áreas rurais” é lançado em videoconferência
A Secretaria Municipal de Educação (Semed) participou nesta quinta-feira (9) de uma videoconferência de lançamento do curso “Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) Equidade - Água, Esgotamento Sanitário e Infraestrutura nas escolas em áreas rurais”. A ação foi promovida pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), por meio do Conviva Educação, em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e o Unicef Brasil.
Dentre os objetivos, o curso busca oferecer contribuição com informações relacionadas aos procedimentos operacionais de execução de um dos subprogramas do PDDE, que preconiza o emprego do recurso financeiro no atendimento das necessidades das unidades educacionais. Ele também fortalecerá a autonomia escolar, a elevação da qualidade de gestão das ações desenvolvidas pelos agentes parceiros e o estímulo da participação da comunidade escolar nas decisões da escola, no que se refere ao levantamento das necessidades, definição de prioridades e controle social dos recursos recebidos.
De acordo com a coordenadora do Setor de Planejamento da Semed, Gilse Helena Rangel Nunes, esta videoconferência, além de lançar e apresentar o curso, abordou a perspectiva do PDDE Equidade, tendo em vista os objetivos, procedimentos, execução e operacionalização, de forma a subsidiar a atuação dos gestores e técnicos escolares nos territórios.
“A capacitação dos gestores escolares vai possibilitar que eles possam fazer um uso mais eficiente desses recursos, que são transferidos diretamente para escolas rurais, indígenas e quilombolas, por exemplo. Desta forma, conseguiremos promover em Aracruz melhorias em nossa infraestrutura, assim como no saneamento básico, atendimento às necessidades de nossas escolas. Um outro ponto importante é que poderemos estimular também a participação da comunidade escolar no levantamento das necessidades, definição de prioridades e controle social dos recursos recebidos”, explicou.
PDDE Equidade
O PDDE Equidade é uma iniciativa do MEC, por meio da Secadi, em parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Ele é regulamentado pela Resolução Nº 17, de 15 de agosto de 2024, destinando recursos financeiros, em caráter suplementar, às escolas públicas de educação básica que atendem a populações historicamente excluídas.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- “Doce Cuidado”: Saúde inaugura espaço especializado para crianças e adolescentes com diabetes tipo 1
- Município lança Plano pela Primeira Infância e premia Concurso Piarte na segunda (27)
- Conferência Municipal vai debater cultura como direito, identidade e desenvolvimento neste sábado (25)
- 2ª CHAMADA EMERGENCIAL – Edital SEMED 002/2025
- 3ª Convocação - Secretaria de Desenvolvimento Social - Edital 001/2026
- Prefeitura convoca servidores efetivos para recadastramento obrigatório em 2026
- Bolsa Atleta 2026: confira a lista dos 21 esportistas contemplados em diversas modalidades
- Exposição no Cmei “Narizinho” destaca vivências da Cultura Indígena na Educação Infantil
- Cursos profissionalizantes: Aracruz abre quase 200 vagas gratuitas com unidade móvel do Senac
- Prefeitura abre licitação para reforma e revitalização da Praça Harmonia, no Bela Vista