Defesa Civil de Aracruz participa de Simulado de Preparação para Gerenciamento de Desastres
Nesta quarta-feira (09), servidores da Defesa Civil de Aracruz participarão de um Simulado de Preparação para Gerenciamento de Desastres. A ação será realizada na Praça Monsenhor Guilherme Schmitz a partir das 13h, pelo Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES) e serão utilizadas as ferramentas de gerenciamento de desastres no processo de articulação oferecido pelo Centro de Inteligência da Defesa Civil Estadual.
Cabe ao Corpo de Bombeiros Militar, por meio da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Espírito Santo (CEPDEC/ES), o papel de coordenar os esforços para a gestão de risco nas ações que antecedem o desastre, bem como nas ações de gestão do desastre propriamente dito, aplicando o Plano Estadual de Proteção e Defesa Civil (PEPDEC).
“A participação da defesa civil de Aracruz nesse evento estadual é uma oportunidade única de crescimento e um reconhecimento do trabalho que tem sido desenvolvido por aqui”, pontuou o Major Lucas Sossai.
Responsável pela Defesa Civil municipal, a secretária de Governo, Andrea Musso, destacou a importância do treinamento. “O simulado tem uma importância significativa para os profissionais que lidam diretamente com os desastres causados pelas chuvas, uma vez que serão apresentadas novas ferramentas e métodos de precaução e salvamento”, disse.
Como será a simulação?
A simulação vai exercitar a ativação gradual do Centro de Operações de Emergência da Defesa Civil, que é como normalmente as ocorrências reais evoluem:
• A primeira ação será de elevada possibilidade de chuva ou efetiva ocorrência, que motivará a alteração do Plano de Emprego da CEPDEC para o nível de atenção.
• A segunda parte será de um agravamento progressivo das chuvas, onde apresentará a necessidade de decretação de situação de anormalidade. O cenário provocará a alteração do Plano de Emprego da CEPDEC para o nível de alerta e a ativação do Centro de Operações de Emergência (COEDC).
• O terceiro passo da simulação será com a demanda de recursos de socorro e assistência, com a continuidade das chuvas e a previsão de se tornarem mais intensas. O nível de ativação do COEDC será elevado para alerta máximo.
• O quarto e último passo do processo será com representantes dos demais órgãos que compõem o PEPDEC que passam a compor a equipe e o plano de ativação segue em alerta máximo. Nesse dia, haverá um simulado de campo com resgate de vítimas.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Caravana Iluminada de Natal Grupo Coroa leva magia, alegria e solidariedade a Aracruz
- Política Municipal de Educação Ambiental é destaque no II Seminário de Ciência Cidadã da Unesco
- Arena de verão vai movimentar o litoral de Aracruz com atividades esportivas e incrições para o vôlei de praia 2026
- Aracruz avança na revisão do PDM com realização da quarta etapa
- Família Acolhedora: quando o cuidado transforma vidas e fortalece o futuro
- Aracruz discute futuro urbanístico em reunião com a ministra Simone Tebet, em Brasília (DF)
- XXI Fórum Extraordinário da Undime Espírito Santo debate o futuro da educação pública com a inteligência artificial
- Semdur dá inicio a quarta etapa do PDM
- Feira de Negócios Aracruz movimenta a economia e valoriza empreendedores locais de 18 a 20 de dezembro
- Festival Aracruz Sabores trouxe o melhor da culinária para Barra do Sahy