Defesa Civil de Aracruz se reúne com Coordenadores Regionais para fortalecer ações de prevenção e assistência
Na manhã dessa terça-feira (21) se reuniram na Prefeitura de Aracruz representantes da Gerência de Proteção e Defesa Civil, da Secretaria de Governo (Segov), do Corpo de Bombeiros e das Coordenações Regionais de Apoio com objetivo de discutir o tema “Somos todos responsáveis pelas ações de resposta a desastres naturais”.
Na reunião foi apresentado o trabalho realizado pela Defasa Civil, mostrando os serviços prestados, inclusive com registros fotográficos de desastres ocorridos no município. O Gerente de proteção e Defesa Civil, Daniel Rocha destacou a importância desse momento. “É de extrema importância a participação dos coordenadores dos apoios nessa discussão, pois os desastres acontecem nos bairros, nos distritos, ou seja, na ponta da linha onde se encontra e vive o cidadão”.
Daniel ressaltou ainda que os coordenadores vivem nas comunidades mais distantes da sede e podem se articular junto a outros setores e secretarias quanto aos primeiros atendimentos e o restabelecimento dos serviços essenciais de urgência até que a Defesa Civil chegue ao local.
“É um orgulho promovermos essa discussão demostrando que estamos no caminho certo e, efetivamente, fazendo a gestão do risco de desastres, ações de prevenção, mitigação e preparação. A nossa preocupação é a preservação de vidas”, ressaltou o secretário de Governo, Paulo Neres.
O Comandante do Corpo de Bombeiros, Major Sossai explicou que esses momentos fazem parte da preparação de pessoas para atuarem em ações de prevenção e em situações como fortes chuvas, alagamentos, incêndios e outros. A Defesa Civil não está concentrada nos agentes, mas sim no conjunto de pessoas orientadas em dar uma reposta mediante uma situação de risco. Reuniões como essas fortalecem o sistema e consequentemente teremos uma melhor resposta para o cidadão que estiver em necessidade no momento de um desastre”.
Sossai falou ainda sobre a importância do Plano de Contingência que estabelece um conjunto de medidas que devem ser colocadas em ação em casos de emergência. “O planejamento garante mais efetividade às ações de resposta. O Plano de Contingência visa promover uma ação integrada entre todas os setores da prefeitura e de órgãos externos com o objetivo principal de promover uma resposta rápida e eficaz frente às situações de emergência”
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- “Doce Cuidado”: Saúde inaugura espaço especializado para crianças e adolescentes com diabetes tipo 1
- Município lança Plano pela Primeira Infância e premia Concurso Piarte na segunda (27)
- Conferência Municipal vai debater cultura como direito, identidade e desenvolvimento neste sábado (25)
- 2ª CHAMADA EMERGENCIAL – Edital SEMED 002/2025
- 3ª Convocação - Secretaria de Desenvolvimento Social - Edital 001/2026
- Prefeitura convoca servidores efetivos para recadastramento obrigatório em 2026
- Bolsa Atleta 2026: confira a lista dos 21 esportistas contemplados em diversas modalidades
- Exposição no Cmei “Narizinho” destaca vivências da Cultura Indígena na Educação Infantil
- Cursos profissionalizantes: Aracruz abre quase 200 vagas gratuitas com unidade móvel do Senac
- Prefeitura abre licitação para reforma e revitalização da Praça Harmonia, no Bela Vista