Dr. Coutinho recebe visita da nova cacique da aldeia Irajá
O prefeito Dr. Coutinho, na companhia do vereador Vilson Jaguareté, recebeu em seu gabinete na manhã desta quarta-feira (9), a nova cacique da aldeia Irajá, Marcela Kunhatã, eleita no dia 23 de outubro e empossada no último domingo (6). Também estiveram presentes o vice cacique Alex Maciel e líderes comunitários. O objetivo do encontro foi apresentar à nova liderança indígena como funcionam os trâmites do executivo municipal no que diz respeito aos atendimentos das comunidades.
“Viemos aqui hoje, prefeito, para podermos conhecer seu gabinete e como funcionam as relações da prefeitura com os caciques no atendimento às demandas de nossa comunidade. Como estou assumindo agora, trouxe meu vice e as lideranças, que sempre estarão conosco nas demais reuniões com o Governo Municipal”, falou Marcela.
Atualmente a prefeitura de Aracruz conta com dois cargos em comissão, sendo uma Coordenação e uma Gerência para assuntos indígenas, ambos vinculados à secretaria de Governo (Segov), além de outros dois servidores efetivos que trabalham no Apoio, situado na aldeia Caieiras Velha. O vereador Vilson Jaguareté explicou como atuam os servidores. “São eles que acompanham em campo as ações que a prefeitura realiza nas aldeias, fazendo as articulações com a comissão dos caciques e os alinhamentos do fluxo das demandas. Muitos indígenas ainda não sabem que contam com esse apoio, que atende todas as 12 aldeias do município”, disse.
O prefeito Dr. Coutinho afirmou que seu governo tem uma atenção especial com todas as aldeias, buscando sempre manter a harmonia com elas. “Eu enquanto prefeito quero resultados positivos para nosso município. Todas as secretarias trabalham para manter o povo satisfeito. Minha relação com as aldeias sempre foi boa, com todos me recebendo de forma harmônica, e com o apoio do vereador Vilson, sempre estabelecemos esse laço de amizade, parceria e respeito. Vocês merecem dignidade, e pensando nisso, também vamos inaugurar em breve uma unidade do CRAS em Caieiras Velha para somar cada vez mais com o povo indígena”, enfatizou.
Após as explicações, as lideranças ainda pontuaram algumas demandas da comunidade de Irajá, como a iluminação pública, abertura de fossas, preparo da terra para o plantio, dentre outras. O prefeito afirmou que analisará a competência de cada demanda junto a sua equipe para ajudar as aldeias no que for possível, como a questão da iluminação, sendo que já existe um projeto para levar energia a todas as aldeias até 2024.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Caravana Iluminada de Natal Grupo Coroa leva magia, alegria e solidariedade a Aracruz
- Política Municipal de Educação Ambiental é destaque no II Seminário de Ciência Cidadã da Unesco
- Arena de verão vai movimentar o litoral de Aracruz com atividades esportivas e incrições para o vôlei de praia 2026
- Aracruz avança na revisão do PDM com realização da quarta etapa
- Família Acolhedora: quando o cuidado transforma vidas e fortalece o futuro
- Aracruz discute futuro urbanístico em reunião com a ministra Simone Tebet, em Brasília (DF)
- XXI Fórum Extraordinário da Undime Espírito Santo debate o futuro da educação pública com a inteligência artificial
- Semdur dá inicio a quarta etapa do PDM
- Feira de Negócios Aracruz movimenta a economia e valoriza empreendedores locais de 18 a 20 de dezembro
- Festival Aracruz Sabores trouxe o melhor da culinária para Barra do Sahy