Educação reforça compromisso com metas durante reunião dos Núcleos Regionais do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes)

Publicado em: 25 de abril de 2025
Texto: Renato Lana de Faria
Imagem: Divulgação
Educação reforça compromisso com metas durante reunião dos Núcleos Regionais do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes)

A Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Educação (Semed), participou nesta quinta-feira (24), em João Neiva, da Reunião dos Núcleos Regionais do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes). O município esteve representado pela Secretária de Educação, Jenilza Spinassé e Equipe Pedagógicos da Semed (Coordenadora e Formador do PAES, Articulador Renalfa, Técnico do Ciclo de Gestão (TCGPs) e a Equipes de implantação Proeti/Tempo Integral.

O evento, promovido pela Superintendência Regional de Educação de Linhares - SRE, contou com a participação de seu presidente, Gison Oliveira Soares. A reunião ocorreu nos turnos matutino e vespertino e teve como pauta vários tópicos importantes, dentre elas: o Ciclo de Gestão do Paes; MDC Coleção do Paes; Monitoramento PAES na Escola; Programa Escola que colabora; Processos Formativos; Proeti e Escola em Tempo Integral; Renalfa; Devolutiva AFA's Diagnóstica; Idebes e Pactuação de Metas, bem como Acolhimento e Momento Cultural.

O Ciclo de Gestão é um importante método que apoia as escolas das redes municipais na melhoria da aprendizagem dos estudantes, especialmente na alfabetização. Desse modo, o momento proporcionou estudos e diálogos entre os profissionais da educação, pertencentes à regional de Linhares, visando ao fortalecimento das Redes Municipais de Ensino.

O Ciclo de Gestão é alicerçado nos princípios do PDCA (Planejamento, Execução, Avaliação e Correção de Rotas), proporcionando aos municípios a identificação dos desafios de aprendizagem, bem como a implementação de soluções e monitoramento dos resultados. Em outras palavras, o Ciclo de Gestão permite, com o apoio técnico do Estado, que os municípios tenham condições de identificar as causas raízes dos desafios de cada território escolar, buscando propor soluções mais realistas para as instituições envolvida no Ciclo, propiciando melhoria nos indicadores de aprendizagem, convergindo em ações estratégicas, relacionadas à corresponsabilidade de cada instância, no enfrentamento dos problemas reais da escola.

Também foi apresentado o Material Didático Complementar - MDC que é uma coleção de livros e cartazes distribuídos para as escolas públicas para apoiar a alfabetização e o letramento dos estudantes. Um outro tópico importante foi o monitoramento Paes na Escola. Com essa ferramenta é possível acompanhar os indicadores educacionais e de alfabetização propostos no Programa. Para isso, é necessário a participação efetiva dos estudantes nas avaliações, um dos requisitos para o cumprimento das metas pactuadas e na implementação das ações de gestão e pedagógicas planejadas.

E por falar em Pactuação de Metas, na parte da tarde a secretária Jenilza Spinassé assinou o documento que reforça o compromisso do município de Aracruz com essas metas. “Com o apoio e parceria do estado queremos dar continuidade em nossas metas com esta pactuação, o que garante que cada criança e adolescente de Rede Municipal de Ensino, até os anos finais do Ensino Fundamental, possam desenvolver as aprendizagens essenciais, o que sem dúvida, melhorará e muito nossos indicadores. Para isso, precisamos estreitar nossos laços pedagógicos, mantendo as formações de nossos professores”, disse Jenilza.

 
 

Compartilhe em suas redes sociais: