Escola Municipal de Ensino Fundamental Indígena (EMEFI) Arandu Retxakã é contemplada com o Programa Nova Consciência da IMETAME

Na manhã desta quinta-feira (23), a subsecretária de Educação (SEMED), Marineusa Soares, acompanhou a equipe do Programa Nova Consciência da IMETAME em uma ação de plantio de espécies frutíferas e medicinais no bosque construído ao lado da escola. Esta ação ocorreu nove meses após a instituição de ensino indígena ter sido contemplada com este programa que utiliza a horta como ferramenta de transformação na vida das famílias e dos estudantes, por meio dos trabalhos desenvolvidos nas escolas.
Na ocasião, com apoio do Reflorescer, outro programa da IMETAME que semeia e planta árvores frutíferas e medicinais para contribuir com o sustento e habitat da fauna, foi criado dentro da escola um espaço para que os alunos indígenas pudessem fazer o cultivo da horta, cujos alimentos são consumidos por eles na merenda e também por suas famílias em suas casas.
Marineusa Soares comentou sobre o que presenciou, relatando a importância dessas ações nas escolas da Rede Municipal de Ensino. "Foi muito gratificante ver a animação dessas crianças na ação do plantio. Esse bosque era uma sonho dessa comunidade. Além dos alunos aprenderem a técnica necessária no cultivo da horta, eles também aprendem a respeitar o meio ambiente e se conscientizar quanto a sua importância. Só tenho a agradecer por essa parceria que muito nos ajuda", enfatizou.
Para a IMETAME, o intuito é incentivar os alunos a desenvolverem o hábito da alimentação saudável, além de preservar o meio ambiente, promovendo na comunidade uma conscientização quanto a estes benefícios. Esse programa foi criado há 19 anos com o compromisso de contribuir para um mundo melhor, fazendo com que a empresa sempre se faça presente junto às comunidades, desenvolvendo ações que contribuem para a tomada de consciência, apoiando as pessoas a se movimentarem em direção a realização de seus sonhos.
Neste programa, a horta é a ferramenta de transformação. As famílias recebem todos os materiais e as orientações para o cultivo de hortaliças, e a IMETAME utiliza este processo para apoiar as famílias, conscientizando-as a viverem uma nova realidade. O Cultivando Uma Nova Consciência tem como foco a conscientização ambiental e alimentação saudável, e além das escolas ele também atua junto ao Centro de Detenção Provisória de Aracruz (CDPA) como forma de ocupação e mudança de comportamento.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Prefeitura amplia acesso ao auxílio-funeral para famílias em situação de vulnerabilidade social
- Aracruz mais verde: Meio Ambiente inicia contrato de paisagismo para praças, rotatórias e áreas públicas
- Prefeitura intensifica fiscalização em lotes e terrenos baldios no município
- Esporte: Campeonato Municipal de Futebol Super Master 50 começa neste sábado (7)
- Processo Seletivo Simplificado Semed nº 005/2023: Educação divulga a 71ª Chamada
- Processo Seletivo Simplificado Semed nº 002/2024: 6ª CHAMADA EXTRAORDINÁRIA EMERGENCIAL
- “Tampinhas do Bem”: Meio Ambiente lança projeto que incentiva reciclagem e proteção animal
- Projeto Mentes que Brilham: alunos da Emef Ezequiel Fraga Rocha se destacam na 1ª Etapa do Circuito de Xadrez
- Prefeitura assina ordem de serviço de mais de R$ 1 milhão em obras de saneamento e segurança hídrica
- Tecnolokids: Rede Municipal de Ensino de Aracruz avança na inclusão digital