Escola Municipal de Ensino Fundamental Indígena (EMEFI) Arandu Retxakã é contemplada com o Programa Nova Consciência da IMETAME
Na manhã desta quinta-feira (23), a subsecretária de Educação (SEMED), Marineusa Soares, acompanhou a equipe do Programa Nova Consciência da IMETAME em uma ação de plantio de espécies frutíferas e medicinais no bosque construído ao lado da escola. Esta ação ocorreu nove meses após a instituição de ensino indígena ter sido contemplada com este programa que utiliza a horta como ferramenta de transformação na vida das famílias e dos estudantes, por meio dos trabalhos desenvolvidos nas escolas.
Na ocasião, com apoio do Reflorescer, outro programa da IMETAME que semeia e planta árvores frutíferas e medicinais para contribuir com o sustento e habitat da fauna, foi criado dentro da escola um espaço para que os alunos indígenas pudessem fazer o cultivo da horta, cujos alimentos são consumidos por eles na merenda e também por suas famílias em suas casas.
Marineusa Soares comentou sobre o que presenciou, relatando a importância dessas ações nas escolas da Rede Municipal de Ensino. "Foi muito gratificante ver a animação dessas crianças na ação do plantio. Esse bosque era uma sonho dessa comunidade. Além dos alunos aprenderem a técnica necessária no cultivo da horta, eles também aprendem a respeitar o meio ambiente e se conscientizar quanto a sua importância. Só tenho a agradecer por essa parceria que muito nos ajuda", enfatizou.
Para a IMETAME, o intuito é incentivar os alunos a desenvolverem o hábito da alimentação saudável, além de preservar o meio ambiente, promovendo na comunidade uma conscientização quanto a estes benefícios. Esse programa foi criado há 19 anos com o compromisso de contribuir para um mundo melhor, fazendo com que a empresa sempre se faça presente junto às comunidades, desenvolvendo ações que contribuem para a tomada de consciência, apoiando as pessoas a se movimentarem em direção a realização de seus sonhos.
Neste programa, a horta é a ferramenta de transformação. As famílias recebem todos os materiais e as orientações para o cultivo de hortaliças, e a IMETAME utiliza este processo para apoiar as famílias, conscientizando-as a viverem uma nova realidade. O Cultivando Uma Nova Consciência tem como foco a conscientização ambiental e alimentação saudável, e além das escolas ele também atua junto ao Centro de Detenção Provisória de Aracruz (CDPA) como forma de ocupação e mudança de comportamento.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Aracruz avança na revisão do PDM com realização da quarta etapa
- Família Acolhedora: quando o cuidado transforma vidas e fortalece o futuro
- Aracruz discute futuro urbanístico em reunião com a ministra Simone Tebet, em Brasília (DF)
- XXI Fórum Extraordinário da Undime Espírito Santo debate o futuro da educação pública com a inteligência artificial
- Semdur dá inicio a quarta etapa do PDM
- Feira de Negócios Aracruz movimenta a economia e valoriza empreendedores locais de 18 a 20 de dezembro
- Festival Aracruz Sabores trouxe o melhor da culinária para Barra do Sahy
- Papai Noel dos Correios estimula a escrita, a expressão artística e o desenvolvimento de habilidades de comunicação de centenas de estudantes da Emef Novo Irajá
- Educação encerra ciclos de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) em 2025
- Produtores aprendem manejo do cacau e visitam cultivo referência em curso oferecido pela Semap