Macrodrenagem do valão: Prefeito Dr. Coutinho faz visita técnica nas obras de assentamento do coletor de esgoto no bairro Portelinha

O Prefeito Dr. Coutinho, na companhia do Diretor do SAAE, Amadeu Wetler, dos secretários de Meio Ambiente (Semam), Aladim Cerqueira e Obras e Infraestrutura (Semob), Rafael Borgo, esteve na manhã desta segunda-feira (5) no bairro Portelinha para uma visita técnica às obras da macrodrenagem do valão da Grande Bela Vista, que paralelamente começou a receber os serviços de assentamento do coletor de esgoto, uma importante etapa do Sistema de Esgotamento Sanitário.
Para que o sistema de drenagem de águas pluviais em construção não contenha esgoto, foram projetados coletores que, ao final, o direcionará para a ETE Sul, que será construída. "O projeto do esgotamento sanitário do SAAE foi integrado ao projeto de macrodrenagem para coletar o esgoto que atualmente vai para o valão, deixando o córrego despoluído. Todas estas obras de saneamento pleno do valão fazem parte do pacote de investimentos de R$500 milhões anunciado pelo Governo Municipal”, disse Rafael Borgo, secretário da Semob.
Duas tubulações de 600 mm começaram a ser colocadas em uma rede paralela e auxiliar para suprir a demanda de esgoto. O projeto da obra foi otimizado, adequando a inclinação da rede para que todos os serviços sejam feitos de uma só vez, sem problemas futuros de entupimento. “A recomendação é verificar o projeto urbanístico para fazermos um serviço único, sem conter, por exemplo, interferências entre tampas de PV e meios-fios. Para isso trabalhamos integrados com o SAAE nas interferências da drenagem. Agora, vamos estudar a conexão do bairro Portelinha e a parte do Centro Industrial, cujas obras estão em licitação”, explicou o engenheiro responsável pela obra da macrogrenagem.
O Diretor do SAAE, Amadeu Wetler, explicou o que acontece com o esgoto coletado. “O que estamos vendo aqui é o início da instalação da rede de esgoto que vai atender 37 mil pessoas. Quando ele chegar na elevatória será bombeado para onde será construída a estação de tratamento (ETE Sul), próximo ao Centro de Detenção Provisória de Aracruz (CDPA), onde, após seu tratamento, retorna para o rio como efluente tratado”, disse. Aladim Cerqueira, secretário da Semam acrescentou "que é uma satisfação ver uma obra que despoluirá o meio ambiente em plena construção”.
O prefeito ficou feliz com o andamento das obras e garantiu aos moradores que ela não vai parar. “É bom ver o andamento dessa obra. Muitos moradores me perguntam se ela vai parar depois de ter sido iniciada, o que não vai acontecer. Eles esperam por isso há anos, e ver que ela está em pleno andamento me deixa muito feliz. Vamos acompanhar todas suas etapas para poder entregar mais qualidade de vida aos aracruzenses”, disse.
Compartilhe em suas redes sociais:
Últimas notícias
- Serviços essenciais são mantidos durante os feriados da Semana Santa e de Tiradentes
- Hospital São Camilo: Celebra 58 anos de prestação de serviço hospitalar
- Prefeitura promove palestra sobre “Educação Inclusiva: por uma escola para todos”
- 3° Caminhada da Emefi Ybyrapytanga fomenta a cultura e resistência dos povos indígenas
- Da dor ao recomeço: Luiz Gustavo reencontra a alegria na Aquaterapia do Complexo de Saúde de Aracruz
- Famílias comparecem para prestigiar cerimônia da aula inaugural dos projetos Rumo ao Sucesso e Partiu IF
- Processo Seletivo Simplificado Semed nº 002/2024: Prefeitura de Aracruz divulga a 4ª Chamada Emergencial/Extraordinária
- Processo Seletivo Simplificado Semed nº 005/2023: Prefeitura de Aracruz divulga a 68ª Chamada
- ZPE: Aracruz receberá investimento de R$ 250 milhões com a instalação da BiomassTrust
- Povos originários: na semana em comemoração às etnias, gestão entrega patrulha mecanizada