Macrodrenagem do valão: Prefeito Dr. Coutinho faz visita técnica nas obras de assentamento do coletor de esgoto no bairro Portelinha

O Prefeito Dr. Coutinho, na companhia do Diretor do SAAE, Amadeu Wetler, dos secretários de Meio Ambiente (Semam), Aladim Cerqueira e Obras e Infraestrutura (Semob), Rafael Borgo, esteve na manhã desta segunda-feira (5) no bairro Portelinha para uma visita técnica às obras da macrodrenagem do valão da Grande Bela Vista, que paralelamente começou a receber os serviços de assentamento do coletor de esgoto, uma importante etapa do Sistema de Esgotamento Sanitário.
Para que o sistema de drenagem de águas pluviais em construção não contenha esgoto, foram projetados coletores que, ao final, o direcionará para a ETE Sul, que será construída. "O projeto do esgotamento sanitário do SAAE foi integrado ao projeto de macrodrenagem para coletar o esgoto que atualmente vai para o valão, deixando o córrego despoluído. Todas estas obras de saneamento pleno do valão fazem parte do pacote de investimentos de R$500 milhões anunciado pelo Governo Municipal”, disse Rafael Borgo, secretário da Semob.
Duas tubulações de 600 mm começaram a ser colocadas em uma rede paralela e auxiliar para suprir a demanda de esgoto. O projeto da obra foi otimizado, adequando a inclinação da rede para que todos os serviços sejam feitos de uma só vez, sem problemas futuros de entupimento. “A recomendação é verificar o projeto urbanístico para fazermos um serviço único, sem conter, por exemplo, interferências entre tampas de PV e meios-fios. Para isso trabalhamos integrados com o SAAE nas interferências da drenagem. Agora, vamos estudar a conexão do bairro Portelinha e a parte do Centro Industrial, cujas obras estão em licitação”, explicou o engenheiro responsável pela obra da macrogrenagem.
O Diretor do SAAE, Amadeu Wetler, explicou o que acontece com o esgoto coletado. “O que estamos vendo aqui é o início da instalação da rede de esgoto que vai atender 37 mil pessoas. Quando ele chegar na elevatória será bombeado para onde será construída a estação de tratamento (ETE Sul), próximo ao Centro de Detenção Provisória de Aracruz (CDPA), onde, após seu tratamento, retorna para o rio como efluente tratado”, disse. Aladim Cerqueira, secretário da Semam acrescentou "que é uma satisfação ver uma obra que despoluirá o meio ambiente em plena construção”.
O prefeito ficou feliz com o andamento das obras e garantiu aos moradores que ela não vai parar. “É bom ver o andamento dessa obra. Muitos moradores me perguntam se ela vai parar depois de ter sido iniciada, o que não vai acontecer. Eles esperam por isso há anos, e ver que ela está em pleno andamento me deixa muito feliz. Vamos acompanhar todas suas etapas para poder entregar mais qualidade de vida aos aracruzenses”, disse.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Festa da Grande Bela Vista acontece de 20 a 22 de junho
- Equipe psicossocial participa de Roda de Conversa com assistente social da 13ª Delegacia Regional de Aracruz (DPCAI)
- Prazo para o Alistamento Militar deve ser realizado até 30 de junho
- Encontro Estadual de Cooperação Técnica debate os Planos Decenais de Educação
- 26ª Expo Aracruz: Chamamento Público para interessados em atividade de comércio, produtos e serviços
- Centro Educacional Esther Nascimento do Santos realiza 1º Encontro da Família na Escola
- Meio Ambiente, Saúde e Sustentabilidade: Cmei Francisca Rocha Ribeiro realiza exposição de trabalhos durante culminância do projeto
- Processo Seletivo Simplificado Semed n.º 002/2024: 8ª Chamada Extraordinária Emergencial
- Processo Seletivo Simplificado Semed nº 005/2023: 9ª Chamada Extraordinária Emergencial
- Meio Ambiente abre cadastro para o Projeto Vida no Mangue 2025