Meio Ambiente divulga orientações para atendimentos da Carreta Pet Vida
Nesta sexta-feira (08), a Carreta Pet Vida chega a Aracruz, e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) preparou uma série de orientações importantes para os tutores dos animais selecionados para atendimento. As recomendações têm como objetivo garantir a segurança, o bem-estar dos pets e o bom andamento dos procedimentos realizados durante a ação.
Os atendimentos terão início às 9h, na Praça da Paz. Além das castrações previamente agendadas, também será oferecida vacinação para cães e gatos com seis meses ou mais. Para o atendimento, os tutores devem apresentar documento oficial com foto, comprovante de residência e, se possuírem, o cartão de vacinação do animal.
Para os procedimentos de castração, foram disponibilizadas 32 vagas para cães fêmeas, 34 para cães machos, 18 para felinos fêmeas e 16 para felinos machos. Os animais contemplados serão atendidos conforme agendamento prévio realizado pela COBEM. Por questões de segurança e recuperação dos animais, não será possível realizar a castração e a vacinação no mesmo atendimento.
Programa Animal Comunitário
Durante a ação, também será lançado o Programa Animal Comunitário de Aracruz (PAC), iniciativa desenvolvida pela Secretaria de Meio Ambiente (Semam) e que passa a integrar a política municipal de proteção e bem-estar animal. O programa tem como objetivo promover o manejo humanitário, a saúde pública e o cuidado com os animais comunitários presentes no município.
“A iniciativa representa um avanço importante nas políticas públicas voltadas à causa animal, fortalecendo ações de controle populacional ético, prevenção de doenças e promoção do bem-estar animal. Além disso, o programa busca estimular a conscientização da população e ampliar a responsabilidade coletiva sobre os cuidados com cães e gatos em situação de rua”, destacou o secretário de Meio Ambiente, Aladim Cerqueira.
Com a implantação do PAC, o município reforça o compromisso com uma atuação mais humanizada e eficiente, voltada à construção de uma convivência mais saudável e equilibrada entre a população e os animais comunitários.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- 12ª CONVOCAÇÃO - SEMDS Nº 001/2026
- Estudantes da Rede Municipal de Ensino participam de cerimônia de formatura do curso ‘Corte de Lovelace’
- Piloto leva o nome de Aracruz para o Sertões
- Prefeitura abre inscrições para a Feirinha
- Secretaria leva conhecimento sobre Agricultura, Pecuária e Pesca a estudantes durante Feira de Ciências em Barra do Riacho
- Aracruz é convidada a participar do 14º Congresso Educacional das Escolas Particulares do Espírito Santo
- Professores da Rede Municipal de Ensino iniciam trilha formativa sobre robótica
- Caminhada pela Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla fomenta atos de amor, de visibilidade e de respeito
- Prefeitura de Aracruz reestrutura Conselho Municipal de Segurança
- Comunicado: EDP realiza substituição de postes e altera trânsito neste domingo (23)