Melhoria na alfabetização: Aracruz supera a media do estado no Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo (PAEBES)
A Secretaria de Educação (Semed) da Prefeitura de Aracruz participou nesta última quarta-feira (3), na Cidade da Inovação – IFES – em Vitória, da cerimônia de abertura do Programa de Mentoria para Gestores Educacionais / 2024. O município esteve representado pela secretária da Semed, Jenilza Spinassé, pela Coordenadora Municipal do PAEBES, Lucimara Machado, pela Articuladora Municipal da RENALFA, Vanderleia Suprani e pela Coordenadora do Setor de Educação Infantil, Jocenir Elaine David.
Na ocasião, durante o evento, foram apresentados os resultados obtidos pela Redes Estadual e Municipais de Ensino no Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo (PAEBES) e PAEBES ALFA. Esses resultados são referentes às avaliações que foram realizadas com as turmas de 2º e 5º ano em língua portuguesa – leitura e escrita – e matemática no ano 2023.
Desta forma, após a aplicação das avaliações, e a partir da análise desses resultados, foram traçadas metas para que as redes pudessem avançar até atingir um nível avançado de rendimento. Para inspirar essas tomadas de decisões que orientam o alcance das metas, foi aberto o programa de mentorias para os gestores educacionais para levar à condução de reflexões que possibilitam vislumbrar novas ações.
“Para a nossa alegria, o estado do Espírito Santo está vibrando com a melhoria na alfabetização. Nossos índices já começam a evidenciar melhorias e isso se deve ao belíssimo trabalho que cada professor desenvolve. É possível sim continuar crescendo nos índices e alfabetizando as nossas crianças na idade certa”, disse Jenilza.
Confira abaixo os resultados obtidos pela Rede Municipal de Aracruz. Houve um crescimento considerável nos resultados do PAEBES E PAEBES ALFA.
ARACRUZ ESPÍRITO SANTO
LEITURA E ESCRITA = + 43 LEITURA E ESCRITA = +40
LEITURA = + 63 LEITURA = +47
MATEMÁTICA= +31 MATEMÁTICA = +14
ESCRITA= +38 ESCRITA = +38
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Aracruz recebe comitiva dos Países Baixos para fortalecer a gestão ambiental
- Defesa Civil registra ocorrências após temporal em Aracruz e atua no atendimento às famílias
- Prefeitura de Aracruz prepara cemitérios para o Dia de Finados
- IV Seminário Nacional sobre Violência e Saúde: PSE de Aracruz conquista o 2º lugar em amostras de experiências exitosas
- Cema: Saúde amplia atendimento especializado e avança na oferta de consultas
- Aracruz apresenta o Plano Municipal de Proteção e Defesa Civil e abre canal para dúvidas e sugestões
- II Seminário Estadual de Libras destaca o uso da inteligência artificial na formação de professores na área de língua de sinais
- Polo UAB está ofertando 14 vagas remanescentes em Especialização em Metodologia do Atletismo
- Palestra virtual debate o tema: “Filhos e telas: quem está educando quem?”
- Aracruz passa a ser reconhecida como Capital Estadual dos Povos Originários por lei estadual