Município de Aracruz receberá o Selo Ouro em Alfabetização pelo Ministério da Educação (MEC)

O Ministério da Educação concederá ao município de Aracruz o Selo Ouro em Alfabetização. A honraria acontecerá em Brasília no início da segunda quinzena de dezembro. Trata-se de um reconhecimento das boas práticas aplicadas na alfabetização, fundamentado pelo Art. 34 do decreto nº 11.556, de 12 de junho de 2023, que instituiu o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada.
O referido selo faz parte dessas estratégias e visa reconhecer os esforços realizados pelas secretarias de educação estaduais, distrital e municipais em prol da alfabetização. Este emblema atesta o empenho das gestões em assegurar o direito à alfabetização das crianças, sendo uma forma de reconhecimento simbólico, não financeiro.
Aracruz é uma das 11 cidades do Espírito Santo que possui duas representações no Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, a Articuladora Municipal de Gestão e Formação Vanderleia Suprani e a Articuladora Regional de Gestão Lorena Mercier, responsáveis por articular ações estratégicas que promovem o processo de aprendizagem significativo a todos os estudantes, bem como de documentá-lo e monitorá-lo.
O Selo Alfabetização é organizado a partir da coleta, da sistematização e da avaliação de evidências objetivas das ações desenvolvidas pelas secretarias de educação no campo das políticas de alfabetização. Essas ações ocorrem em consonância com o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada e buscam consolidar a institucionalização e implementação da política de alfabetização, por meio da formação de professores e gestores, distribuição de materiais didáticos complementares e da avaliação dos processos educativos, entre outros.
“Foi com muita alegria e emoção que recebi essa notícia. Nada mais justo do que reconhecermos todo o árduo trabalho desenvolvido por todos os setores de nossa secretaria durante o ano letivo de 2024. Com esse selo, sem dúvida incentivaremos ainda mais nossas práticas de gestão pública, que devem estar alinhadas ao cumprimento das metas estabelecidas”, destacou a secretária de Educação (Semed), Jenilza Spinassé.
As articuladoras de gestão Vanderleia Suprani e Lorena Mercier também ressaltaram a felicidade com essa certificação, que reflete o compromisso e dedicação de muitas mãos. “Estamos muito felizes em saber que as ações propostas pela secretaria têm dado visibilidade à alfabetização e educação que desejamos para o nosso município. A educação é um processo complexo e inacabado, que precisa ser pensado e articulado com muita seriedade, sendo assim, ficamos realizados em ver que o nosso trabalho árduo tem dado frutos. É gratificante saber que estamos proporcionando o melhor para os estudantes aracruzenses, por isso, seguiremos em frente buscando ainda mais equidade no processo ensino aprendizagem”, disseram.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- “Como todos podem aprender?” Especialista em educação, diversidade e inclusão social palestra a profissionais da Rede Municipal de Ensino
- Mobilidade Urbana: aferição anual de taxímetros vai até 29 de outubro
- Aprende Brasil: estudantes da Educação Infantil (Grupo IV) são contemplados com materiais estruturados e sistematizados
- 26ª Expo Aracruz: Agropecuária movimenta negócios milionários e reforça posição estratégica do município no setor
- Estudantes da Rede Municipal de Ensino são homenageados em Sessão Solene
- Processo Seletivo Simplificado Semed 004/2023: Educação divulga a 81ª Chamada
- Prorrogado o prazo da Consulta Pública sobre Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos
- O papel do Plano Diretor Municipal no desenvolvimento da cidade
- Fazenda realiza gratuitamente o preenchimento da Declaração do ITR 2025
- “Era Digital: Inovação e Ensino em 3ª Dimensão” – Emef Álvaro Souza investe em metodologias tecnológicas no processo de ensino-aprendizagem