Prefeitura de Aracruz realiza o 1º Encontro de Formação Continuada com professores de AEE e pedagogos da Rede Municipal de Ensino
![Prefeitura de Aracruz realiza o 1º Encontro de Formação Continuada com professores de AEE e pedagogos da Rede Municipal de Ensino](/storage/Imagens/Secretaria/SECOM/a_atendimentob.jpg)
Foi finalizado nessa terça-feira (4), o 1º Encontro de Formação Continuada com Professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e Pedagogos da Rede Municipal de Ensino que teve como temática "Tertúlias Inclusivas". Esse primeiro ciclo, que se iniciou no dia 14 de março, aconteceu de forma híbrida, presencial e online, e objetivou promover estudos de aperfeiçoamento da prática do AEE nas escolas comuns inclusivas.
O AEE tem como função identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação de todos os estudantes, considerando suas necessidades específicas. “Iniciamos falando de concepções de modelos de deficiência que atravessam as práticas dos profissionais da educação, essas que estão arraigadas em crenças, hábitos e costumes em transitoriedade que, apesar de nascerem em épocas distintas, essas concepções mudam, mesclam, se aproximam e se distanciam na medida que evoluímos ética, moral e politicamente. Desta forma, podemos ser atravessados por diferentes concepções durante uma vida, e isto depende dos nossos estudos, reflexões e vivências acerca da cultura de uma sociedade”, explicou a professora de AEE, Alline Siqueira.
Durante a formação foi apresentando aos professores de AEE e pedagogos como essas concepções de deficiência se atravessam nos dias atuais, além de estudar três conceitos que se encontram, como a Educação Especial, Educação Inclusiva e Desenho Universal de Aprendizagem (DUA), um princípio que ao orientar a organização dos currículos, com suas diretrizes, promove a acessibilidade e amplia o direito de todos aprenderem. Esses conceitos são alinhados à educação, neurociência, tecnologias, entre outras áreas.
Na formação, foi discutido estudo de caso ilustrativo e reflexões em pequenos grupos, onde foram indagadas questões que se assemelham à realidade escolar de cada participante. Além disso, traçou-se um passo a passo do que é preciso fazer para promover uma Educação Inclusiva, acreditando que é possível criar um senso de pertencimento encorajando toda comunidade escolar, identificando barreiras, para consequentemente, traçar as estratégias para rompê-las. Em 2023, esse ciclo formativo acontecerá no total de 8 encontros (Tertúlias) divididos por 10 pólos regionais, onde as escolas se encontrarão em pequenos grupos.
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