Prefeitura e Sebrae reforçam parceria para ensino do empreendedorismo

A prefeitura de Aracruz, por meio das secretarias de Desenvolvimento Econômico (Semde) e Educação (Semed) e o Sebrae assinaram nessa segunda-feira (29) um termo de parceria com o objetivo de fortalecer o empreendedorismo nas escolas da rede municipal de ensino. Participaram do evento o prefeito de Aracruz Dr. Coutinho, os secretários da Semde, José Eduardo e Semed, Jenilza Spinassé, vereadores e representantes do Sebrae. A primeira escola a ser contemplada será a EMEF Ezequiel Fraga Rocha, no bairro Bela Vista. Mais de 200 alunos, de sete turmas do 9º ano serão estimulados a pensar coletivamente, a avaliar oportunidades, a valorizar a cultura local, a integrar-se com as pessoas e a tomar decisões em objetivos comuns.
Segundo o secretário da Semde, José Eduardo Azevedo, está parceria é resultado da Ação do Programa Cidade Empreendedora. Este programa é importante para disseminação da cultura empreendedora entre os jovens visando despertar na população escolar a iniciativa na busca de possibilidades de inserção no mercado de trabalho por meio da criação de seu próprio negócio.
A metodologia contempla a vivência do aluno nas diversas fases do curso. O tema proposto para cada série é adequado à faixa etária correspondente bem como as dinâmicas grupais, exercícios e pesquisas. Toda e qualquer atividade desenvolvida no curso deve estar integrada às demais atividades escolares e educacionais, para que ressalte e fique claro o papel do curso como instrumento pedagógico para o fomento de uma cultura empreendedora voltada a objetivos comuns.
Curso Jovens Empreendedores Primeiros Passos – Novas Ideias, Grandes Negócios
Propicia que os alunos vivenciem o dia a dia de um empreendedor. Muito comum aos jovens, a vontade de tomar decisões e de fazer acontecer são pontos de destaque no curso, pois um diferencial é que os alunos podem escolher qual tipo de negócio montarão. Por meio de leituras, debates e reflexões os alunos direcionam seus esforços e interesses para o setor mais adequado para a oportunidade que identificarem. Nesta etapa, os jovens poderão:
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criar e promover o seu próprio negócio;
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definir o tipo de negócio que desejam montar;
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desenvolver um plano de negócio quer privilegia a cultura e as oportunidades locais.
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