Profissionais do magistério fortalecem suas práticas de alfabetização com o "Diálogo Formativo"
A Secretaria de Educação (Semed) da prefeitura de Aracruz realizou na última semana um Diálogo Formativo destinado a professores e pedagogos que estão ingressando nas turmas de alfabetização do 1º ao 3º ano. Ele foi mediado pelo Comitê Municipal de Alfabetização, em continuidade à Oficina de Alfabetização “Sem Segredos”, e ministrada pela professora Vanessa Lima Martins. O objetivo foi fortalecer as práticas pedagógicas, acompanhando efetivamente as turmas, e observando como esse processo vem acontecendo no espaço escolar.
Durante o encontro foi mostrada a importância da rotina semanal e o monitoramento da aprendizagem da leitura e escrita. O grupo iniciou as atividades por meio de uma roda de conversa com acolhimento e escuta atenta, onde os profissionais puderam retratar a realidade escolar que tem enfrentado, bem como as práticas que têm sido desenvolvidas em sala. A proposta trouxe um momento leve, descontraído, com conversas e dinâmicas que possibilitaram a interação e trocas de experiências entre os docentes.
“É fundamental colocarmos em prática as ações discutidas no diálogo formativo, pois isso ajuda a transformar teoria em experiência e prática, permitindo que os professores desenvolvam suas habilidades e compreensão de forma mais eficaz. A prática também oferece oportunidades para ajustes e melhorias com base na realidade da sala de aula. Posso afirmar que foi muito gratificante participar desse diálogo, pois esclareci dúvidas e encontrei caminhos para me ajudar a fazer um trabalho melhor” afirmou Ana Cristina Ribeiro da Silva, Professora da EMEF Placidino Passos.
Os professores avaliaram positivamente o encontro, pois o momento possibilitou o compartilhamento de ideias, dinâmicas e como avaliar e monitorar os níveis de escrita e leitura na alfabetização, bem como a importância da rotina no cotidiano da sala de aula. “Ouvir experiências nos acolhe e acalenta, também enriquece e direciona o nosso olhar para pequenas ações e adaptações que geram grandes resultados”, destacou Natali Lopes do Nascimento Tottola, professora da EMEF José Marcos Rampinelli.
As formadoras do Comitê de Alfabetização, Alfrediane Klauss, Benedita Sperandio e Vanderleia Suprani, concluíram que encontros formativos como estes, dialogam com as necessidades dos professores e são vitais para o aprimoramento da aprendizagem. Essas ações se prolongarão com as formações que ocorrerão durante o ano letivo, abordando temas de grande relevância para a alfabetização.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Aracruz recebe comitiva dos Países Baixos para fortalecer a gestão ambiental
- Defesa Civil registra ocorrências após temporal em Aracruz e atua no atendimento às famílias
- Prefeitura de Aracruz prepara cemitérios para o Dia de Finados
- IV Seminário Nacional sobre Violência e Saúde: PSE de Aracruz conquista o 2º lugar em amostras de experiências exitosas
- Cema: Saúde amplia atendimento especializado e avança na oferta de consultas
- Aracruz apresenta o Plano Municipal de Proteção e Defesa Civil e abre canal para dúvidas e sugestões
- II Seminário Estadual de Libras destaca o uso da inteligência artificial na formação de professores na área de língua de sinais
- Polo UAB está ofertando 14 vagas remanescentes em Especialização em Metodologia do Atletismo
- Palestra virtual debate o tema: “Filhos e telas: quem está educando quem?”
- Aracruz passa a ser reconhecida como Capital Estadual dos Povos Originários por lei estadual