Projeto Aracruz, nosso povo, nossa história leva belíssimas exposições da cultura tupiniquim para escolas da Rede Municipal de Ensino
Aconteceu nesta última sexta-feira (23), no Centro Municipal de Educação Básica de Tempo Integral (CMEBTI) Esther Nascimento do Santos, em Santa Rosa, a culminância do primeiro momento do Projeto Aracruz, nosso povo, nossa história e cultura. Na ocasião, a pedagoga Indígena Marli da aldeia de Irajá, na companhia do grupo de danças das aldeias Irajá e Caieiras Velhas, esteve na escola para participar das ações.
O “Projeto Aracruz, nosso povo, nossa história e cultura” é uma iniciativa que atenderá a rede municipal de ensino durante todo ano letivo, levando conhecimento, cultura e arte para os estudantes. No CMEBTI Esther Nascimento o trabalho foi supervisionado pela diretora Rosimere Nunes Duarte e sua equipe, que envolveu as crianças na exposição de belíssimas artes.
“Para que nossos pequenos pudessem expor seus belos trabalhos, todos participaram de pesquisas, além de explorarem tudo que envolve a produção de alimentos, a caça e pesca, os brinquedos e artesanatos, e as ervas medicinais e moradias da nossa região”, ressaltou Rosimere.
Durante a exibição das danças dos indígenas também houve um momento de apreciação das falas e dos instrumentos musicais e músicas na língua tupiniquim. “Considero de extrema importância levarmos as ações desse projeto para nossas escolas, pois trata-se de um grande reforço para conseguirmos manter ainda mais viva nossa cultura indígena. Somos a única cidade do estado que ainda têm indígenas que vivem em aldeias, e isso é motivo de muito orgulho para todos nós”, enfatizou a secretária da Semed, Jenilza Spinassé.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Aracruz avança na revisão do PDM com realização da quarta etapa
- Família Acolhedora: quando o cuidado transforma vidas e fortalece o futuro
- Aracruz discute futuro urbanístico em reunião com a ministra Simone Tebet, em Brasília (DF)
- XXI Fórum Extraordinário da Undime Espírito Santo debate o futuro da educação pública com a inteligência artificial
- Semdur dá inicio a quarta etapa do PDM
- Feira de Negócios Aracruz movimenta a economia e valoriza empreendedores locais de 18 a 20 de dezembro
- Festival Aracruz Sabores trouxe o melhor da culinária para Barra do Sahy
- Papai Noel dos Correios estimula a escrita, a expressão artística e o desenvolvimento de habilidades de comunicação de centenas de estudantes da Emef Novo Irajá
- Educação encerra ciclos de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) em 2025
- Produtores aprendem manejo do cacau e visitam cultivo referência em curso oferecido pela Semap